Embaixada dos EUA vai emitir 1 milhão vistos para diminuir fila de espera

-
Por Newton Assis
Imagem de capa para Embaixada dos EUA vai emitir 1 milhão vistos para diminuir fila de espera
Com a alta demanda, a Embaixada dos EUA decidiu reduzir o tempo de espera para a produção de vistos! - Foto: Pixabay

Pode ir arrumando as malas! A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil vai diminuir a fila de espera e anunciou que vai emitir mais de 1 milhão vistos para turismo no país. A representação recebeu mais recursos e poderá investir em pessoal e tecnologia para acelerar os processos.

Atualmente a espera passa de 1 ano e o lugar em que a lista mais longa é São Paulo. A iniciativa pretende ajudar brasileiros que querem viajar para os Estados Unidos e já passaram na primeira fase de aprovação.

Outra medida adotada é a ampliação para 48 meses no prazo para renovar um visto vencido. “Estamos trabalhando muito para reduzir o tempo de espera e queremos ver uma diminuição antes das férias de julho”, afirmou Michael Whipple, assessor especial para assuntos consulares da Embaixada dos EUA.

Alta demanda

A medida da Embaixada pretende facilitar todo o processo de vistos nos consulados brasileiros, que recebem mais de 6 mil pedidos diários. E se engana quem pensa que a pandemia prejudicou esse setor.

A alta demanda só se intensificou na pandemia, ficando maior do que a de 2022, quando foram emitidos cerca de 950 mil vistos, 15% a mais do que em 2019.

“Apesar de aumentar a capacidade, a demanda de vistos no Brasil continua bem alta, mais do que antes da pandemia”, afirmou Michael.

O assessor ainda reforçou que o tempo de espera também depende da unidade consular em que o indivíduo pediu a autorização.

“Como o tempo de espera é maior em São Paulo porque processamos mais vistos do que em qualquer lugar, a sessão vai receber mais recursos para diminuir a fila”, disse o assessor.

Turismo

Os novos recursos vêm para atender a parcela da população que pretende viajar a turismo para os Estados Unidos, em que precisa de entrevistas presenciais para a concessão do primeiro visto.

No entanto, o tempo de espera ainda varia entre 554 dias em São Paulo e 377 dias em Porto Alegre. O tempo de espera para a renovação do visto de turista é bem menor, sendo de um dia nos consulados do Rio de Janeiro e Recife e 28 dias no consulado de São Paulo. 

E ainda conta com um benefício, já que o prazo para renovar o visto sem necessidade de entrevista foi ampliado de 12 para 48 meses de tolerância, sendo uma medida que visa reduzir o tempo de espera e funciona para qualquer tipo de visto. 

Por isso, quem possui um visto de estudante e pretende fazer a renovação para o visto de turista, por exemplo, vai poder pular a etapa da entrevista. Ouviram jovens?

Leia mais notícias boas:

Mais agilidade

Visando mais agilidade nos processos de concessão dos vistos na Embaixada, Michael contou que novas contratações nas agências consulares foram feitas.

“Temos novos funcionários, tanto brasileiros quanto americanos, e acrescentamos dias e horas extras de trabalho, como o supersábado”, afirmou Michael.

Segundo ele, o governo dos Estados Unidos também ampliou para 48 meses o prazo para renovar um visto vencido. A decisão foi proposta pensando naqueles viajantes que foram afetados pela pandemia.

“Esses tempos de espera longos são desafios globais. As embaixadas ficaram fechadas por 18 meses, só concedendo vistos emergenciais durante a pandemia”, explicou Whipple.

Atenção: segundo a seção consular, pelo menos 25% dos pedidos de agendamento de entrevista atualmente na fila foram feitos de forma equivocada. - Foto: Pixabay

Pelo menos 25% dos pedidos de agendamento de entrevista na embaixada para visto foram feitos de forma equivocada. – Foto: Pixabay

Com informações de Achei USA