Confira os 100 melhores restaurantes do Brasil: já fez reserva?

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Confira os 100 melhores restaurantes do Brasil: já fez reserva?
A lista dos 100 melhores restaurantes do Brasil reúne opções para ninguém botar defeito, tem culinária mexicana, brasileira, italiana e muito mais! Foto: Reprodução/Julia Zettel e Eunaoengulo.

Hora do rango chique! Tá pensando em sair pra comer fora e não tem ideia de onde ir? Então vem comigo que hoje eu vou te mostrar uma lista com os 100 melhores restaurantes do Brasil! Tem para todos os gostos, bolsos e locais do país.

Pode escolher só carne, um cardápio com alimentos orgânicos e um ambiente totalmente fora do comum. Aproveite!  O ranking foi organizado pela revista Exame Casual e contou com um júri formado por 64 críticos e influenciadores da gastronomia.

Ao todo, aparecem na lista restaurantes de 12 estados brasileiros e com muitas opções.

Comer é bom demais!

A partir dessas escolhas dos jurados, a revista elencou os 100 melhores restaurantes brasileiros!

Então sem mais delongas, confira o top 10 da lista dos 100 melhores restaurantes do país!

  • A casa do porco (33 votos)

Bicampeão, bicampeão! Eleita novamente o grande destaque, A Casa do Porco é a queridinha do momento! O restaurante comandado por Jefferson Rueda e Janaína Torres Rueda, tem uma culinária totalmente dedicada aos suínos. O local também já ocupou a sétima colocação no The World ‘s 50 Best Restaurants.

O cardápio do restaurante está disponível no site

Endereço: Rua Araújo, 124, República, São Paulo.

  • Lasai (24 votos)

Reaberto em 2022, a cozinha do Lasai é comandada pelo chef Rafa Costa e Silva. A proposta do restaurante é inovadora e tem espaço para 10 clientes. O Lasai serve ingredientes brasileiros cultivados pelo próprio restaurante ou por pequenos agricultores do Rio de Janeiro.

O menu pode ser conferido no site.

Endereço: Largo dos Leões 35, Humaitá, Rio de Janeiro.

  • Oteque (23 votos)

O Oteque é um restaurante que oferece um espetáculo gastronômico! A cozinha é aberta para o salão e o teto é todo de revestimento acústico de cinema, o que abafa o falatório dos clientes. A cozinha é pilotada pelo chef paranaense Alberto Landgraf, famoso por ter duas estrelas Michelin. 

O menu está disponível no site.

Endereço: Rua Conde de Irajá, 581, Botafogo, Rio de Janeiro.

Leia mais notícias boas

 

  • Origem (22)

O Origem vem com a proposta de acabar com os estereótipos da comida baiana. Inaugurado pelo casal Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, o Origem trabalha com menu degustação que muda mensalmente. Um dos pratos chefes da casa é o acarajé, um abará que é empanado e servido frito.

Endereço: Alameda das Algarobas, 74, Pituba, Salvador.

  • Maní (19 votos)

Se você quiser visitar restaurantes de chefs do MasterChef Brasil, esse é um deles! Helena Rizzo, uma das juradas do programa, também comanda a cozinha do Maní junto do chef belga, Willem Vandeven. O menu degustação tem 12 pratos, como creme de milho picante acrescido de pipoca de quinoa e ovas de tainha curadas com lichia e cachaça.

Endereço: Joaquim Antunes, 210, Jardim Paulistano, São Paulo.

  •  Manga (17 votos)

Fundado pelo casal de chefs, Dante Bassi e Katrin Bassi, o Manga possui menu degustação com pratos que agradam todos os gostos. O crocante de cebola caramelizada com recheio de bijupirá defumado é o queridinho da casa, e costuma entrar no menu degustação e à la carte. Ah, se for ao Manga, lembre-se de deixar um espacinho para as sobremesas, ok? Elas são maravilhosas!

Rua Professora Almerinda Dultra, 40, Rio Vermelho, Salvador.

  • Metzi (14 votos) 

Especialista em servir culinária mexicana, o Metzi foi inaugurado em 2020 pelo mexicano Eduardo Nava Ortiz e a paulistana Luana Sabino. O cardápio tem a opção à la carte, mas o carro chefe é a sequência predefinida com sete etapas. O mole branco, molho à base de castanhas e especiarias, e o polvo com abacate, são pratos que você não deve deixar de experimentar na visita ao Metzi!

Endereço: Rua João Moura, 861, Pinheiros, São Paulo.

  •  Charco (13 votos)

Com uma decoração pra lá de espetacular, que mistura paredes descascadas e tijolos aparentes, o Charco é um restaurante especialista em fogo! Sim, fogo! Lá, o chef Charco Mezzomo usa o elemento para criar diferentes pratos, como o incrível arroz com morcilla, lula na brasa, molho aioli, alho e demi glace.

Rua Peixoto Gomide, 1.492, Jardim Paulista, São Paulo.

  •  Nelita (12 votos)

O Nelita é um restaurante novo, inaugurado há dois anos pela chef Tássia Magalhães, o Nelita tem foco nas massas! O agnoloti com recheio de queijo de cabra e molho de limão, alho negro e mel, é uma explosão de sabores. 

Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 330, Pinheiros, São Paulo.

  • Glouton (11 votos)

De médico chefe de cozinha! Essa é a história de Leonardo Paixão, um mineiro formado em medicina pela UFMG mas que abandonou a profissão de saúde para ir atrás da gastronomia. Deu certo! O Glouton mistura a paixão de Leonardo pela culinária francesa com os sabores típicos de Minas Gerais.

Endereço: Rua Bárbara Heliodora, 59, Lourdes, Belo Horizonte.

A lista completa com os 100 melhores restaurantes do Brasil pela revista Exame, pode ser conferida no link do site.

Eu gostaria de combinar algo com você leitor, quem for a um desses me leva e paga a conta, show? Fico esperando o convite… (rs)

A Casa do Porco foi bicampeã na lista da Exame. O Porco sanzé, prato mais pedido no restaurante, vende mais de 12 mil unidades por mês! Foto: Reprodução/A Casa do Porco.

A Casa do Porco foi bicampeã na lista da Exame. O Porco sanzé, prato mais pedido no restaurante, vende mais de 12 mil unidades por mês! Foto: Reprodução/A Casa do Porco.

A Tostada Campechana do Metiz acompanha polvo, peixe e abacata. Foto: Reprodução/Eduardo Ortiz.

A Tostada Campechana do Metiz acompanha polvo, peixe e abacata. Foto: Reprodução/Eduardo Ortiz.

Com informações de Revista Exame.