Homem, que é a 5ª pessoa curada do vírus do HIV, agradece: “Amo viver”

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Homem, que é a 5ª pessoa curada do vírus do HIV, agradece: “Amo viver”
Na entrevista concedida à emissora americana ABC, Paul, a 5ª pessoa curada do vírus do HIV no mundo, falou sobre a recuperação e como está feliz com a possibilidade de se tornar uma esperança para tantas outras pessoas. Foto: Reprodução/New York Post.

Apontado por cientistas como a 5ª pessoa a ser curada do vírus do HIV no mundo, um homem, de 67 anos, emocionou quem assistiu à entrevista dele na TV. Pela primeira vez, o paciente contou sua história de vida e o tratamento que o salvou. “Amo viver”, resumiu!

Segundo Paul Edmonds, de 67 anos, deixar de tomar medicamentos e poder viver é “libertador”. Lindo demais! Ele mora em Desert Hot Springs, nos Estados Unidos e foi diagnosticado com HIV em 1988, pico da epidemia do vírus da Aids no mundo. 

A remissão do vírus do HIV veio após um tratamento para lidar com outro problema: a leucemia! O tratamento que salvou Paulo se baseou no transplante de células-tronco de um doador com uma mutação que as torna resistentes ao vírus da Aids. Mais um milagre da ciência!

Leucemia e Aids

Paul Edmonds contou sua história em uma entrevista emocionante para o canal norte-americano ABCNews.

Na entrevista concedida para a repórter Juju Chang, Paul disse que descobriu a leucemia em 2018, mas apesar da tristeza, ele tinha decidido lutar pela vida. “Eu não estava pronto para morrer”, afirmou muito emocionado.

Ao procurar atendimento para leucemia no City of Hope Medical Center, Paul se viu diante de uma oportunidade. Os médicos sugeriram tentar curá-lo do HIV.

Após a quimioterapia, Paul recebeu um transplante de células-tronco de um doador com uma mutação que as torna resistentes ao HIV.

“É uma mutação muito rara. Existe em cerca de 1% da população. Portanto, não é algo que encontramos com muita frequência”, disse Jana Dicketer, professora associada do City of Hope.

Leia mais notícias boas

“Estou grato por viver”

O transplante foi um sucesso! Paul agora se tornou a quinta pessoa a entrar em remissão do HIV no mundo inteiro. Já são 4 anos após o transplante e dois anos que ele parou de tomar as medicações para o HIV, o vírus não mostrou mais sinais de voltar.

“Não conseguimos encontrar evidências de replicação do HIV em seu sistema”, disse a professora Jana.

Apesar de ter perdido vários amigos para a doença, Paul está muito realizado com a cura. “Fiquei incrivelmente grato, estou grato por estar vivo e fiquei grato por haver um doador”, disse o homem.

O marido dele

O marido de Paul, Arnie, ficou muito emocionado pela conquista do parceiro. “Fiquei tão feliz por ele. Porque foi como uma libertação para mim. O fato de ele não precisar mais tomar seus medicamentos para o HIV foi maravilhoso”, comemorou.

Arnie House também descobriu ser HIV positivo, mas com o tratamento antirretroviral, o homem mantém níveis intransmissíveis.

Paul é, até então, a pessoa mais velha a ser curada do HIV. O seu caso, para os cientistas, é de grande ajuda para a cura do HIV em mais pessoas.

O tratamento aplicado no homem foi menos intenso do que em outros casos, dando aos pesquisadores a esperança de que o procedimento possa ser replicado em mais pessoas.

Apesar de ser apenas a 5ª pessoa  a ser curada do HIV no mundo todo, esperamos que realmente o método aplicado em Paul seja ampliado para o Planeta e venha a curar os mais de 38 milhões de pessoas que convivem com a doença!

O casal Paul Edmonds e Arnie House são casados desde 1980 e enfrentam a AIDS juntos! Foto: Reprodução/ABCTv.

O casal Paul Edmonds e Arnie House são casados desde 1980 e enfrentam a AIDS juntos! Foto: Reprodução/ABCTv.

Com informações de ABCNews.