Adeus, Palmirinha! À vovó querida do Brasil, nossa gratidão!

-
Por Renata Giraldi
Imagem de capa para Adeus, Palmirinha! À vovó querida do Brasil, nossa gratidão!
Nosso adeus à querida vovó Palmirinha Onofre, apresentadora e cozinheira. Ela morreu aos 91 anos em São Paulo e vai deixar saudades pela doçura! - Fotos: reprodução / Instagram

Palmirinha, nossa vovó, gratidão e saudade! Palmira Nery da Silva Onofre, a vovó mais querida do Brasil se despediu da vida aos 91 anos. Ela morreu, neste domingo (07/05), em decorrência de problemas renais crônicos. Mas as deliciosas receitas, o humor, a simplicidade e a simpatia deixaram uma legião de fãs entre famosos e anônimos que agradecem pelo aprendizado e fazem homenagens.

Do presidente da República a chefs de cozinha, artistas e fãs, todos ocuparam as redes sociais para relembrar de momentos, histórias e destacar a importância de Palmirinha para a gastronomia brasileira. Ela foi a primeira ter um espaço na televisão para “ensinar” receitas culinárias. Depois, vieram os outros.

A família informou que o velório será nesta segunda-feira (08/05), no Cemitério do Morumby, em São Paulo, das 9h às 17h. O público está convidado das 11h às 13h. O velório será reservado apenas para amigos e familiares. Palmirinha deixou três filhas, Tânia, Sandra e Nancy, frutos do casamento com Mário Onofre, netos e bisnetos.

Deixou herdeiros 

Precursora dos programas culinários na TV, Palmirinha deixou vários “herdeiros” que seguiram o mesmo caminho, adotando estilos próprios. Muitos hoje a homenagearam.

Emocionada, a apresentadora Ana Maria Braga, que chamava Palmirinha de “mãe, amiga e irmã”, disse que foi um privilégio tê-la por perto. “Minha grande amiga Palmirinha: “Mãe, amiga e irmã que a vida me deu. Hoje o céu tá mais doce com a tua chegada! Sorte de quem teve o privilégio de tê-la por perto. Meus sinceros sentimentos para toda família. Obrigada por tudo.”

Outra apresentadora famosa Mama Bruschetta, também conhecida por trabalhar em programas das tardes da TV, postou uma foto da amiga: “Luto por esta querida amiga. Palmirinha, você estará sempre no meu coração”.

Carinhosamente, a chef de cozinha Rita Lôbo se referiu a ela como “Vovó Palmirinha”: “Muito mais do que uma culinarista, ela foi uma influenciadora de empreendedorismo feminino (antes de existirem influenciadores e antes também de empreendedorismo feminino virar assunto). Obrigada por tudo, vovó Palmirinha”.

Para Edu Guedes, chef de cozinha, Palmirinha foi uma guerreira. “Que tristeza enorme no meu coração. Uma das pessoas mais especiais que conheci. Com sua luta e trabalho levou amor através da sua arte. Que Deus ilumine sempre. Obrigado pelo carinho da sua amizade. Sempre te amarei. A família meu carinho eterno.”

Famosos dão Adeus a Palmirinha

Reconhecidamente um guloso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também usou as redes sociais para se despedir de quem tratou como “Dona Palmirinha”:

“Triste com a notícia do falecimento da apresentadora Dona Palmirinha, uma figura querida da nossa televisão. Meu abraço fraterno aos familiares, amigos e fãs da Palmirinha”, escreveu Lula no Twitter.

A atriz Tatá Werneck, que sempre disse ser fã da Palmirinha, fez uma declaração de amor. “Querida! Doce e amada Palmirinha! Te amamos”, escreveu Tatá Werneck.

Para a apresentadora Silvia Abravanel, a vovó mais querida do Brasil foi um exemplo. “Meus sinceros sentimentos. Que Deus a receba num abraço doce e fraterno. Paz a família e amigos. Um grande exemplo de ser humano. Descanse em paz amada Palmirinha”, disse.

Leia mais notícia boa

Família

Nas redes sociais, a família de Palmirinha compartilhou a notícia sobre a morte dela.

“Palmirinha era considerada a vovó mais querida do Brasil por sua atuação de décadas como apresentadora de programas de culinária na TV aberta e fechada”, diz o texto postado na internet.

Em seguida, segue o comunicado: “[O] jeito simples e cativante de apresentar suas receitas foi o que possibilitou ganhar uma legião de fãs, amiguinhas e amiguinhos, como os chamava”.

O texto finaliza: “Exemplo de mãe que sempre batalhou para sustentar sua casa, dar educação e uma vida digna com qualidade para suas três filhas, Palmirinha é referência de mulher guerreira que também soube empreender e superar as dificuldades da vida”.

O adeus de netinhos da vovó Palmirinha

“Aprendi muito com ela: Dobra a receita, mas sem dobrar o fermento”, escreveu uma seguidora

“Vovó de todos nós, né amiguinhos’, comentou outra

“Vai cozinhar coisas boas no plano espiritual. Marcou minha infância e da minha falecida mãe… Com certeza o céu em festa!”, afirmou outra.

Veja as homenagens que famosos fizeram à vovó Palmirinha nas redes sociais:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Rita Lobo (@ritalobo)

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Edu Guedes (@eduguedesoficial)

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Mamma Bruschetta (@mammabruschetta)

View this post on Instagram

 

A post shared by Vovó Palmirinha (@vovopalmirinha)