Pesquisadores criam sistema que pode salvar pessoas de hemorragias

O sofrimento causado pelos coágulos sanguíneos que, por vezes, provocam tromboses e acidente vascular cerebral (AVC) pode estar com os dias contatos. Pesquisadores dos Estados Unidos desenvolveram um sistema capaz de conter hemorragias!
É um sistema bicomponente, formado por uma nanopartícula e um polímero. Depois de injetados no corpo, eles ajudam a formar os coágulos sanguíneos exatamente nos locais em que são necessários, estancando a lesão interna.
A pesquisa é conduzida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos e os primeiros resultados mostram elevado nível de recuperação das lesões.
Casos específicos
A hemostasia primária (formação do tampão plaquetário) e a hemostasia secundária (formação do coágulo de fibrina) são processos interligados que ocorrem após lesão vascular.
Os pesquisadores procuraram atingir as feridas aproveitando pistas específicas para esses processos, como o uso de peptídeos que ligam plaquetas ativadas ou fibrina.
Ao contrário dos sistemas hemostáticos desenvolvidos anteriormente, a nova tecnologia imita as ações das plaquetas, células que iniciam a coagulação do sangue, e do fibrinogênio, uma proteína que ajuda a formar coágulos.
O sistema, em estudo em animais, servirá também para casos de ferimento grave ou quando a pessoa passa por uma cirurgia e precisa que coágulos se formem rapidamente para evitar hemorragia.
A perda de sangue em eventos traumáticos, como acidentes de carro, contribui para mais de 2,5 milhões de mortes por ano em todo o mundo.
Esse tipo de trauma pode causar sangramento interno de órgãos como o fígado, que é difícil de detectar e tratar. Nesses casos, é fundamental interromper o sangramento o mais rápido possível, até que o paciente possa ser transportado ao hospital para tratamento adicional.
Leia mais notícias boas:
- Menor robô do mundo poderá eliminar tumores e limpar artérias entupidas
- Implante inédito faz paciente de AVC, que não falava há 16 anos, voltar a se comunicar
- Droga que dissolve coágulos de AVC tem eficácia comprovada
Resultados
A pesquisadora Paula Hammond, que participa dos estudos, demonstrou entusiasmo com os resultados preliminares da pesquisa.
“O que foi especialmente notável nestes resultados foi o nível de recuperação de lesões graves que vimos nos estudos com animais. Ao introduzir dois sistemas complementares em sequência, é possível obter um coágulo muito mais forte,” concluiu.
Com informações OnlineLibrary e Diário de Saúde

Novo remédio para crianças com epilepsia resistente passa nos testes em humanos
Trailer da série ‘Harry Potter’ quebra recorde de reproduções em apenas 48 horas; mais de 270 milhões de visualizações
Bombeiros encontram 4 gatinhos quase sem vida em incêndio e o melhor acontece
Pinguins entram em lar para idosos e fazem a alegria de vovôs e vovós; fotos emocionantes
Idosa libanesa salva 40 gatos dos ataques israelenses: “abandonaria seus filhos?”, vídeo
Cidade monta cabanas baratas para ajudar pessoas que vivem nas ruas
Exército tem a 1ª mulher general da história; promoção sancionada pelo governo
Tony Bellotto pede palmas para médico que o operou do câncer, durante show do Titãs em SP
Brasil vence Croácia por 3×1 com dois atacantes do DF brilhando; Endrick na Copa do Mundo?
Ana Maria Braga completa hoje 77 anos e renova contrato até 2030
Governo sanciona lei que aumenta licença-paternidade para 20 dias e cria salário-paternidade
Baleias agem como parteiras: ajudam mãe a ter bebê e erguem o filhote; cena inédita