Nova espécie de bicho-preguiça é descoberta em reserva no Brasil

Uma nova espécie de bicho-preguiça foi descoberta vivendo dentro da Reserva Caruara, na restinga do Norte Fluminense, no Rio de Janeiro.
A preguiça-de-coleira-do-sudeste, como foi apelidada, gosta de áreas de florestas densas, e a presença em restinga é sinal de que a área pode estar funcionando como um corredor de fauna.
O bichinho já tinha sido encontrado em outras regiões do Rio e do Espírito Santo, mas na restinga é algo novo e raro!
Monitoramento da Biodiversidade
A descoberta da nova espécie do bicho-preguiça aconteceu dentro do Programa de Monitoramento da Biodiversidade da Gás Natural Açu.
O projeto acontece desde 2018 e se dedica a estudar e implementar ações que contribuam com a conservação das áreas de restinga.
Essa nova espécie encontrada é exclusiva da restinga dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Luana Mauada é bióloga e analista de sustentabilidade da Gás Natural Açu, e explicou como os pesquisadores descobriram o novo bichinho.
“No final do ano passado teve essa publicação feita por especialista em preguiças no Brasil demonstrando que na verdade a preguiça-de-coleira se divide em duas espécies”, explicou.
Outras descobertas
A partir desse primeiro levantamento, os biólogos conseguiram estabelecer essa nova espécie que havia sido descrita em séculos passados e depois virado uma espécie única.
A preguiça-de-coleira não foi a única descoberta no Programa de Monitoramento da Fauna da GNA. Eles também encontraram também um outro animal vivendo no bioma da restinga: uma serpente!
O réptil ainda não tem nome e classificação, e os pesquisadores irão apresentar a proposta às classes acadêmicas e científicas em breve.
Leia mais notícias boas
- ONG oferece US$ 1 milhão para salvar espécies da extinção. Brasil presente!
- Novas espécies de árvores com frutos comestíveis são descobertas no Rio
- Espécie rara de gato silvestre é fotografada pela 1ª vez no Rio
Características
A preguiça-de-coleira tem três garras nos membros anteriores, sendo uma das maiores espécies. Ela pode pesar mais de 6 kg e medir cerca de 75 centímetros.
A pelagem deste animal garante a ele uma ótima camuflagem.
Estudos recentes mostraram que a preguiça-de-coleira tem outros diversos bichinhos em seu corpo, como aranhas, mariposas, besouros e até baratas!
Elas podem passar até 17 horas dormindo e passam o maior tempo do dia na copa das árvores, descendo apenas para fazer necessidades fisiológicas.
Desmatamento aumento
Por conta do avanço da destruição da mata Atlântica, habitat dos bichos-preguiças-de-coleira, eles estão ameaçados de extinção.
O índice de desmatamento no Espírito Santo, uma das regiões onde os bichinhos são encontrados, chegou a 400% entre 2019 e 2020, segundo o Instituto Nacional da Mata Atlântica.
O ambiente das preguiças-de-coleira é normalmente a Mata Atlântica, mas a degradação desse bioma pode estar relacionada com o fato delas estarem sendo encontradas na restinga.
Oha que fofo:

Terapia brasileira reduz câncer em 87% e governo vai investir R$ 100 milhões na pesquisa
Filhotes de boto-cinza nascem na Baia de Guanabara e renovam esperança: “são lindos”
Pesquisa revela os artistas e desportistas que dão mais orgulho ao povo brasileiro
Menino de 12 anos ensina como faz terços para levar esperança a crianças internadas; vídeo
Sisu dá nova chance e disponibiliza mais vagas: a lista de consulta está aberta
Pesquisadores descobrem fóssil de animal mais antigo que os dinossauros, no Paraná
Idosa de 90 anos entra na escola e conta por que tem vergonha de ser analfabeta; vídeo
Copa do Mundo: entenda por que a TV aberta tem sinal mais rápido para ver gol primeiro
Pai acolhe netos e filha após separação e reforma a casa para dar conforto a eles; vídeo
Veja os próximos feriados no Brasil após Corpus Christi, 5 serão prolongados