Farmácia Popular terá 40 medicamentos gratuitos para pessoas do Bolsa Família

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Farmácia Popular terá 40 medicamentos gratuitos para pessoas do Bolsa Família
O Programa Farmácia Popular vai oferecer mais de 40 medicamentos gratuitos para aumentar a cobertura contra diversas doenças. - Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Programa Farmácia Popular vai oferecer, a partir deste mês, 40 medicamentos gratuitos para beneficiários do Bolsa Família. A lista inclui anticoncepcionais, remédios para osteoporose e medicações para tratamentos contra diabetes, asma e hipertensão.

Além de medicamentos totalmente sem custo, o programa tem produtos com descontos de até 90% para rinite, doença de Parkinson, glaucoma, dislipidemia, além de fraldas geriátrica.

Com a iniciativa, o governo federal espera ampliar o acesso às medicações para 55 milhões de brasileiros. A previsão é inserir novos benefícios na cartela de insumos oferecidos pelo programa.

Saúde gratuita e de qualidade

Contemplando tratamentos para 11 doenças, a Farmácia Popular é um dos maiores programas de saúde gratuita do país.

Criado em 2004, o Farmácia Popular é um projeto importante para garantir saúde para população de baixa renda.

A previsão do governo federal que até o fim do ano, passe a ter unidades do programa em 5.207 municípios brasileiros, o equivalente a 93% do território nacional.

Relançado nesta quarta-feira (07), em Recife (PE), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a novidade é que  população indígena também será contemplada dentro do programa.

Assim haverá extensão da assistência farmacêutica básica da população nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

Leia mais notícia boa

Expansão do programa

Foram oito anos sem o credenciamento de novas farmácias, mas agora o Ministério da Saúde vai retomar a expansão do programa.

Inicialmente serão priorizados municípios de maior vulnerabilidade que aderiram aos Mais Médicos.

No total, 811 cidades poderão solicitar credenciamento, sendo 94,4% dessas no Norte e Nordeste.

“É um programa que pensa as diferenças regionais, os vazios assistenciais no Brasil”, disse a ministra da Saúde, Nízia Trindade.

Nízia afirmou ainda que, até o fim do ano, a Farmácia Popular vai ter unidades em 5.207. Esse número equivale ao 93% do território nacional.

Como ter acesso

Se você é beneficiário do Bolsa Família e quer saber como ter acesso a um dos 40 medicamentos gratuitos da Farmácia Popular, fique tranquilo que é bem fácil!

Veja como:

  • Basta que você vá até uma farmácia credenciada e apresente a receita médica, documento de identidade e CPF.
  • Não é necessário cadastro prévio, o reconhecimento do vínculo com o Bolsa Família ocorre automaticamente por um sistema.

Quer saber se tem uma farmácia credenciada perto da sua residência? Clique no link abaixo e veja a rede mais próxima de sua casa!

Consulta Farmácia Popular

Hoje no país são mais de 30 mil farmácias conveniadas. O Governo Federal quer aumentar ainda mais esse número até o final de 2023. Foto: Reprodução/Metrópoles.

Hoje no país são mais de 30 mil farmácias conveniadas. O Governo Federal quer aumentar ainda mais esse número até o final de 2023. Foto: Reprodução/Metrópoles.