Curso gratuito da Universidade de Harvard está com vagas abertas

Um curso totalmente gratuito para brasileiros foi disponibilizado entre uma parceria da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e o governo de Goiás. O curso de Introdução à Ciência da Computação (CC50) será em português e pode ser online ou presencial na Escola do Futuro de Goiás (EFG), em Goiânia.
O curso é básico e as inscrições estão abertas! Em pouco mais de dois meses, cerca de 3 mil pessoas se inscreveram no programa. (veja co
O CC50 é voltado para pessoas que têm interesse em Ciência da Computação, porém, ainda não têm conhecimento sobre o tema. Os inscritos têm um prazo de seis meses para concluir as 70 horas de aula, que estão divididas entre teoria, estudo de caso e monitoria.
Vantagens
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, disse que a facilidade de fazer um curso como este é que desperta o interesse e o conhecimento em uma área que nem sempre a pessoa teve acesso.
“Queremos popularizar a ciência e a tecnologia, mostrando que elas são opções profissionais para todos os públicos. Queremos estimular cada vez mais os goianos para formarmos uma legião de desenvolvedores, programadores e profissionais de tecnologia em Goiás.”
Os participantes recebem certificado emitido pela Fundação Estudar, em parceria com as Escolas do Futuro de Goiás, após a conclusão das atividades.
Leia mais notícia boa:
- Fiocruz abre 50 mil vagas para curso gratuito e online. Como se inscrever
- MEC oferece 200 cursos online gratuitos e com certificado. Como se inscrever
- Harvard oferece curso gratuito de Ciência da Computação e em português. Corra!
O que tem no curso
Durante o CC50, os alunos aprendem a resolver problemas de programação de forma eficiente e têm acesso a conceitos de algoritmos, estruturas de dados, abstração, encapsulamento, gerenciamento de recursos, segurança, engenharia de software, desenvolvimento web e linguagens de programação, incluindo C, Python, SQL e JavaScript, além de CSS e HTML.
Os interessados que não têm computador e internet de qualidade em casa podem fazer o curso no Laboratório de Informática da Escola do Futuro de Goiás.
A criação das turmas presenciais é realizada de acordo com a demanda, e os monitores da unidade estão disponíveis para auxiliar os alunos.
A parceria com a Fundação Estudar vai até dezembro de 2025. As inscrições para o CC50 seguem fluxo contínuo até data próxima de finalização da parceria.
Interessados devem se inscrever pelo site inovacao.go.gov.br.

Plataforma brasileira de educação para autistas ganha prêmio nos Emirados Árabes
Enem 2025: notas já estão disponíveis na internet; veja como acessar
Homem que morou nas ruas vira advogado e tira da cadeia amigo que deu 1º emprego
Ex-garçom e filho de diarista é empossado como novo diplomata brasileiro no Itamaraty
Professor de MMA dá aulas de graça para mulheres e ensina defesa pessoal contra feminicídio
Jovem resolve enigma matemático que pesquisadores não conseguiram por 60 anos
Empresário bilionário compra condomínio de luxo para trabalhadores morarem
Remake de Dona Beja, novela sucesso da Manchete, tem data de estreia global na HBO Max
Brasileiro mostra marmita que esquenta sozinha, sem microondas, e custa 4 reais; vídeo
Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR
Cachorrinha resgatada com pelos emaranhados ganha tosa, fica linda e é adotada; viralizou
Filha encontra mãe biológica após 37 anos separadas