Para emagrecer, um dos caminhos levam à substituição de certos alimentos, veja quais   

-
Por Renata Dias
Imagem de capa para Para emagrecer, um dos caminhos levam à substituição de certos alimentos, veja quais   
Você pode emagrecer fazendo a substituição de alguns alimentos na sua dieta. - Foto: Pixabay

O desafio de vencer a balança, comendo bem e abrindo mão de poucos alimentos, pode estar em reduzir do cardápio os chamados carboidratos de absorção rápida, limitar a ingestão de calorias e associar às atividades diárias de exercícios. É uma questão de lógica e não de mágica, mostra um estudo publicado na revista científica Nature.

Infelizmente muitos destes “problemas” são deliciosos. Anota aí: pão branco, macarrão, arroz, pizza, doces e alimentos ultraprocessados.

Esses alimentos, de acordo com especialistas, não contêm fibras e são ricos em açúcares, contribuindo para aumentar os níveis de insulina e produzir alterações hormonais que programam o nosso corpo para armazenar gordura extra.

Carboidratos de absorção rápida

Alguns alimentos que estão neste grupo são:

  • pão branco,
  • macarrão,
  • arroz,
  • pizza,
  • doces
  • alimentos ultraprocessados.

Como substituir

Os especialistas sugerem para substituição deste cardápio, alimentos fabricados a partir de farinha integral, menos açúcares, eliminar ultraprocessados e optar por ingerir os produtos mais naturais.

Leia mais notícia boa:

Estudo

Um grupo de pesquisadores, chefiados por David Ludwig, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, se debruçou sobre o tema.

De acordo com a pesquisa, estes carboidratos de absorção rápida dão uma falsa sensação de saciedade, quando na verdade, têm o efeito oposto. Pouco depois de comer, a pessoa tem ainda fome.

David Ludwig e o grupo de pesquisadores observaram os hábitos alimentares nos Estados Unidos e no Reino Unido e verificaram os vícios.

Segundo o cientista, os grãos refinados e os açúcares adicionados compreendem cerca de um terço dos alimentos, contribuindo para o aumento de peso das pessoas.

“Independentemente de como esse debate possa evoluir, existe um consenso sobre a necessidade de substituir esses produtos por carboidratos minimamente processados ​​ou gorduras saudáveis ​​na prevenção e tratamento da obesidade.”

Profissionais indicam que, para emagrecer, a substituição de alimentos é um grande aliado. - Foto: Pixabay

Profissionais indicam que, para emagrecer, a substituição de alimentos é um grande aliado. – Foto: Pixabay