Prédio onde Renato Russo viveu vira patrimônio cultural; Vídeo

O prédio onde viveu o roqueiro Renato Russo, da Legião Urbana, virou patrimônio cultural do Rio de Janeiro. O local ficou famoso ao estampar a capa do álbum solo do músico o Stonewall Celebration.
Ele morou no prédio de 1990 e 1996. Agora na Rua Nascimento Silva, em Ipanema, está a placa de “Patrimônio Cultural Carioca”. Uma cerimônia marcou o reconhecimento com direito à presença do filho do artista.
Na inscrição azul está o registro que Renato Manfredini Junior, Renato Russo, morou no prédio, e foi um “grande compositor e letrista”.
Patrimônio cultural
O trabalho de identificação de um patrimônio cultural da cidade é realizado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, que garante a identificação de bens e locais ligados à cultura e à identidade do município.
A presidente do IRPH, Laura di Blasi, disse que o reconhecimento como patrimônio cultural da cidade impõe a divulgação e proteção destes bens.
A placa alusiva ao Renato Russo está no Circuito da Música e visa homenagear importantes compositores da música popular brasileira.
O evento de instalação da placa contou com as participações do filho do artista, Giuliano Manfredini, além do subprefeito Flávio Valle e do secretário Renan Ferreirinha.
“A gente quer que os nossos alunos visitem o lugar onde Renato Russo morou, se interessem por sua história e conheçam o legado imenso que ele deixou para a música brasileira”, afirmou Flávio Valle.
Em seguida, Flávio que é fã de Renato Russo reconheceu o legado deixado por ele.
“[Renato Russo] faz parte da história e do imaginário carioca. O Rio e o bairro de Ipanema foram escolhidos pelo artista como moradia e lá ele compôs pelo menos cinco álbuns, entre eles o seu primeiro disco solo, The Stonewall Celebration Concert.”
Leia mais notícia boa
- Ex-baterista do Legião Urbana compartilha manuscrito de Renato Russo em papel de pão
- Renato Russo: frases que marcaram o poeta do rock
- Rita Lee: Roberto de Carvalho quer usar IA para lançamentos póstumos
Homenagem em frente ao prédio
No dia da cerimônia as estudantes Alice Rachel, de 14 anos, e Bia Borges, de 17, cantaram e tocaram em frente ao prédio a música “Será”, eternizada pelo Legião Urbana na voz de Renato Russo.
“As letras do Renato são bem profundas e muito legais. Estou começando a conhecer e gostar das músicas dele”, disse Alice.
Alice estuda na Escola Municipal Alexandre Farah, em Ricardo de Albuquerque, Zona Norte, do Rio, e foi semifinalista do programa The Voice Kids da TV Globo deste ano.
 
    Veja o vídeo em que Renato Russo aparece em frente ao prédio que estampa a capa do álbum Stonewall Celebration:

 Imagine Dragons em Brasília; Dan Reynolds, que sofre de depressão, pede que ninguém desista de si mesmo
Imagine Dragons em Brasília; Dan Reynolds, que sofre de depressão, pede que ninguém desista de si mesmo Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são as celebridades mais influentes do Brasil em 2025; veja ranking
Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são as celebridades mais influentes do Brasil em 2025; veja ranking Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças” Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR