Novo medicamento imita exercícios físicos e impulsiona o metabolismo

Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Novo medicamento imita exercícios físicos e impulsiona o metabolismo
O medicamento pode ajudar pessoas que não gostam de fazer exercícios físicos ou têm limitações porque impulsiona o metabolismo naturalmente. - Foto: Reprodução/Getty Images

Um novo medicamento pode ser a solução para quem não gosta de fazer exercícios físicos ou tem limitações. Conhecida como SLU-PP-322, a pílula estimula o metabolismo naturalmente e faz o corpo agir como se estivesse treinando para uma maratona!

O medicamento atua diretamente num grupo de proteínas do corpo conhecidas como ERRs, responsáveis por ativar as vias metabólicas do corpo. A descoberta foi publicada por pesquisadores da Universidade de Washington em St.Louis, no Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutics.

“Quando você trata ratos com a droga, você pode ver que todo o metabolismo do seu corpo passa a usar ácidos graxos, o que é muito semelhante ao que as pessoas usam quando estão em jejum ou se exercitando”, disse Thomas Burris, professor de farmácia e coordenador  da pesquisa.

Funcionamento

Com a droga, é possível fazer o corpo aumentar o gasto energético e elevar o metabolismo.

“Este composto basicamente diz ao músculo esquelético para fazer as mesmas mudanças que você vê durante o treinamento de resistência”, explicou Thomas.

Aumentando as atividades dos ERRs, os pesquisadores conseguiram simular no corpo dos camundongos um treinamento intenso e os resultados foram surpreendentes.

Leia mais notícia boa

Resultados

Além de aumentar a resistência, no primeiro estudo, os animais conseguiram correr 50% mais longe do que conseguiam antes.

Em um segundo momento, a equipe testou a droga em ratos obesos, duas vezes por dia, por um mês.

Ao final do processo, os ratos ganharam 10 vezes menos gordura do que ratos que não tomaram o medicamento. Os bichinhos ainda perderam 12% do peso corporal.

“Eles usam mais energia apenas vivendo”, observou Thomas.

O segredo está na ativação de vias metabólicas importantes do corpo.

A equipe também disse que em um próximo trabalho, prestes a ser publicado, a droga apontou resultados para o tratamento de doenças.

“Os investigadores encontraram evidências de que o composto também pode tratar a insuficiência cardíaca em ratos, fortalecendo o músculo cardíaco”, informaram em um comunicado os pesquisadores.

Miméticos

O SLU-PP-322 faz parte do grupo dos “miméticos do exercício”, um grupo de medicamentos que proporciona benefícios sem aumentar a atividade física.

Em estágios iniciais, o tratamento está sendo desenvolvido para tratar pessoas com obesidade, diabetes, perda muscular relacionada à idade e pessoas com limitações que as impedem da prática do exercício.

Durante o envelhecimento, é comum perder massa magra. O processo pode acarretar em doenças e até mesmo acidentes devido a fraqueza do corpo.

“Isso pode manter as pessoas mais saudáveis à medida que envelhecem”, disse o pesquisador.

Diferentemente do Ozempic, o SLU não afeta o apetite nem mesmo a ingestão de alimentos.

A droga impulsiona o metabolismo naturalmente e simula a prática de exercícios físicos. Foto: Reprodução/Freepik.

Com informações de Eureka Alert.