Quer uma boa noite de sono? Saiba quais alimentos evitar

Dificuldades para dormir? Saiba que o problema pode estar na sua alimentação! Para ter uma boa noite de sono, a saída é evitar alimentos e bebidas à noite que pesem e irritem a mucosa do estômago. A lista vai desde o álcool, passando pelos queijos à carne vermelha. (veja abaixo).
Segundo os especialistas, consumir qualquer um destes antes de dormir é correr risco de passar bem longe do sono profundo e sem interrupções.
O sono é um dos momentos mais importantes do dia para garantir o descanso e repor as energias do corpo. Fazer uma refeição pesada antes de ir pra cama é prejudicial.
Bom descanso
Segundo a nutricionista Carrie Gabriel, uma grande refeição logo antes de dormir pode ser difícil de digerir e causar azia.
Além disso, quem têm refluxo deve a todo custo evitar muita comida à noite.
“Idealmente, uma refeição antes de dormir deve ser menor do que aquela durante as partes mais ativas do dia”, disse a especialista.
Alimentos não aconselhados
Entre os 13 e os 19 anos, especialistas recomendam oito horas de sono, já acima dos 20, a quantidade muda para sete a nove horas por noite.
Se dormir mais e melhor é a sua meta, veja sete alimentos devem ser evitados a todo custo:
- Álcool – Segundo a ONG americana Sleep Foundation, apenas um gole de álcool interfere na qualidade do sono. Além disso, o álcool provoca apneia, ronco e distúrbio de respiração, fazendo com que a pessoa acorde;
- Queijo – Inofensivo de primeira, o queijo apresenta malefícios para quem quer dormir mais. Queijos forte ou envelhecidos apresentam grandes quantidade de tiramina, que aumenta a frequência cardíaca;
- Tomates e frutas cítricas – O tomate e as frutas críticas também não são recomendados. Isso porque eles são ácidos e podem provocar azia ou refluxo;
- Carne vermelha e embutidos – A carne vermelha é um alimento muito pesado e tem como característica uma digestão mais lenta. O ingrediente também altera hormônios e muda o ritmo do nosso organismo, prejudicando a hora mais gostosa do dia.
- Frituras e comidas gordurosas – As frituras e outras comidas gordurosas são vilões do sono. Além de exigir um alto tempo no organismo para realizar a digestão, elas aumentam o refluxo e a azia;
- Doces ou comidas açucaradas – O açúcar contribui para a circulação de glicose no corpo, o que causa o aumento da adrenalina. Ninguém consegue dormir pilhado, não é?
- Água – A água é muito importante, mas cuidado para não exagerar antes de ir pra cama. A vontade de ir ao banheiro no meio da madrugada pode interromper e comprometer a soneca.
Leia mais notícia boa
- Precisando dormir? Veja 5 alimentos que ajudam a ter sono bom
- Banana é um santo remédio. Faz bem para humor, sono e coração; Vídeo
- Novo dispositivo é capaz de detectar Alzheimer durante o sono, anos antes
Bons alimentos para o sono
Em contrapartida, há diversos alimentos recomendados para se ter uma maravilhosa noite de sono. Veja!
- Kiwi: Contém fito melatonina, substância vegetal que ajuda na indução do sono com potencial antioxidante. Especialistas recomendam 1 a 2 kiwis médios antes de dormir;
- Peixes: Ricos em ômega 3 os peixes têm DHA, composto que ajuda na liberação de
melatonina. Além disso, o atum, sardinha e salmão tem glicina, aminoácido que atua ajudando a manter a calma e o relaxamento; - Oleaginosas: amêndoas, nozes e pistache são ricas em triptofano, magnésio e vitamina B6, responsáveis por melhorar a qualidade do sono;
- Folhas verdes escuras: ricas em magnésio, as folhas verdes escuras ajudam na regulação do ciclo circadiano. Com um bom ciclo, é possível dormir mais e melhor;
- Cereja: a cereja é uma das frutas mais ricas em polifenóis. Além disso, a cereja possui triptofano e aminoácido, essenciais para produção de melatonina, um composto que relaxa e mantém a calma.

Dezembro terá 2 chuvas de estrelas cadentes e Superlua; veja
Caminhoneiro salva gatinho preso no poste com ideia incrível; vídeo
Quem é o idoso de 92 anos que correu 44 km na maratona de Curitiba; vídeo
ANEEL divulga bandeira amarela para dezembro; energia mais barata
CNH vai ficar 80% mais barata sem autoescola; veja como tirar após a mudança aprovada
Já montou sua árvore de Natal? O dia passou, mas ainda dá tempo
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal