“Solteiro no Natal?”; 5 respostas infalíveis para familiares inconvenientes

“Solteiro no Natal de novo?” Veja respostas com categoria para dar àqueles familiares sem noção, inconvenientes, que fazem perguntas indiscretas bem na noite de festa.
Ainda não casou? Ta encalhada(o)?…Ninguém merece ouvir isso. Para não causar um climão na festa, a dica é responder com criatividade, firmeza e sutileza. Separamos 5 frases infalíveis que podem ajudar.
Segundo a coach Carmen Terrasa (CTG Coaching), tá tudo bem ser sincero. Diga realmente o que você sentiu, mas sem agredir. “Adoro a vida que levo e não tenho nenhuma necessidade de encontrar alguém”, é uma maneira de ser educado, mas ao mesmo tempo sincero, quando questionado sobre seu relacionamento, explicou Carmen. Veja outras dicas de respostas afiadas abaixo!
Noite de Natal ou campo minado?
Todo mundo sabe que a ceia pode ser bem complicada…
Quando você se encontra com aquele parente distante, que não vê há muito tempo, a relação pode ser uma caixinha de surpresas.
Mas, calma. Tem como sair dessas perguntas indelicadas com jeitinho e devolver a paz para ceia de Natal.
Leia mais notícia boa
- 10 melhores filmes de Natal para assistir com a família
- Amigo secreto diferente; 5 ideias para animar o Natal em família
- Jogadores do Manchester City levam presentes de Natal para crianças em hospital; VÍDEO
Veja 5 respostas para perguntas indelicadas:
O jornal El País conversou com especialistas e simulou diferentes perguntas e comentários indesejados para você sair com tudo dessa areia movediça.
- “Há quanto tempo você está solteiro?
Use o humor, é o que aconselha a psicóloga Eva Hidalgo!
“Há quanto tempo estou solteiro? Desde que estou sozinho!”, pode ser a resposta, acompanhada de um sorrisinho, para a pessoa se tocar. Em seguida peça licença para pegar um vinho, ou refrigerante e saia de perto.
- “Não me diga que voltou a se separar? Neste ritmo, vai ficar encalhada”.
Eita que coisa indelicada. Antes de responder, respire, conte até dez… e depois seja sincero na resposta.
“O que significa essa história de ficar encalhada? Não gostei desse comentário e agradeceria que, se quiser me dizer alguma coisa, diga de outra maneira”.
A psicóloga explica que ninguém precisa ser comedido ao receber um comentário de mau gosto. “Expresse, diretamente, o que sentiu”, orientou.
- “Outra vez veio sozinho? Tem vergonha de apresentar a sua namorada?”.
Para Eva, esse é o momento em que você precisa colocar limites. Não podemos permitir que ninguém nos faltem com respeito.
“Sim, vim sozinho e novo, porque continuo solteiro. O importante é compartilhar esse dia e me divertir com todos que estão aqui. Não é o bastante para você?”, indicou a especialista.
- “Por que não pede um namorado ao Papai Noel?
Neste cenário, é preciso se posicionar. Uma resposta clara e serena deixa você saindo por cima do interlocutor! Que tal a resposta abaixo?
“A verdade é que, para mim, a coisa não está complicada, porque isso de ter namorado não é pra mim. Prefiro os amigos íntimos”, deu a dica.
- Pena que não temos 30 anos para sempre. Porque neste ano você fez 38, né?
Segundo a profissional, é preciso que a impertinência dessas pessoas volte contra elas. Para isso, empregue responda com categoria e uma dose de sinismo.
“Sim, meu aniversário vai ser o máximo. Meus amigos e eu estamos planejando uma viagem especial para comemorar. Quer vir com a gente?”.
Peça licença e saia
Em todas as situações é bom soltar sua resposta e, em seguida, pedir licença para pegar algo para comer ou beber em outra parte da casa.
E não deixe o astral de gente maldosa contaminar a sua paciência, nem estragar a Noite de Natal.
O ideal é procurar a turma do bem e ficar ao lado deles.
Lembre que a reunião familiar dura poucas horas e logo você está longe de pessoas que insistem em ser desagradáveis.
Não se esqueça que as pessoas só dão o que têm para oferecer. E você tem muito mais que elas.
Boas festas!

Com informações de El País.