UnB abre inscrições de curso para empoderar idosos; Chega de etarismo

A Universidade de Brasília (UnB) está com inscrições abertas para a Universidade do Envelhecer (UniSER), um programa gratuito com ações educativas e integrativas para idosos. (Veja como se inscrever abaixo)
O Programa Universidade do Envelhecer foi criado para ressignificar a forma como as pessoas lidam com a velhice. Além de estimular a cidadania, empoderamento e desenvolvimento humano de pessoas com mais de 45 anos, o curso também valoriza o aprendizado e a convivência em espaços multidisciplinares.
Ao todo, serão 100 vagas para cada uma das três unidades, Águas Claras, Candangolândia e Gama, todas no Distrito Federal. “Me trouxe uma nova narrativa da ‘envelhescência’ na minha vida. Esse empoderamento me fez sair de dentro de um quadrado de família e casa, e buscar novas perspectivas”, disse Andréia Moura, gestora comercial e participante da UniSER.
Empoderamento na terceira idade
O etarismo – discriminação contra pessoas com base em estereótipos associados à idade – não tem vez aqui!
A proposta da UniSER é retificar a forma como se enxerga o envelhecimento.
“É uma reedição da velhice.É a gente ter uma nova compreensão do que é ser velho, por isso que é ‘ser’, o que é ser? É esse ser humano, porque a velhice é uma fase e nós temos que aprender a lidar com ela, igual aprendemos a lidar com a infância e a juventude”, explicou Kerolyn Ramos, coordenadora de gente e gestão da Universidade.
Os alunos formados no curso se tornam agentes de transformação social e política, atuando para ampliar as capacidades na vida adulta e de idosos da comunidade.
Quem fez aprova!
As aulas são dinâmicas e os estudantes aprendem a construir um caminho de políticas públicas para o envelhecimento, por exemplo.
Além disso, também são lecionadas aulas de Envelhecimento e Saúde, Arte e Cultura, Projetos Integradores, Vivência e Atividades.
Cleunice Pereira de 66 anos foi aluna da UniSER e disse que descobriu o curso por acaso, em uma roda de conversa.
“Eu nem queria fazer, mas minha filha disse pra eu fazer que seria muito melhor do que ficar dentro de casa”, explicou.
Já Gilberto, pedagogo por formação, disse que a UniSER transformou a vida dele e da mãe.
“É muito impactante, saia da gavetinha ou do aquário e tem um mar te aguardando. A UniSER foi um oceano”, disse o pedagogo sobre tudo que aprendeu durante o curso.
Leia mais notícia boa
- Netos voluntários ajudam a combater a solidão de idosos no fim de ano
- Sai ranking brasileiro das cidades com mais qualidade de vida para idosos. Veja
- Idosos que têm cachorro apresentam 40% menos chance de demência; Estudo
- Mil bolsas gratuitas para cursos online de tecnologia da informação; Veja!
Inscrições abertas
A Universidade de Brasília está com inscrições abertas até 29 de fevereiro de 2024.
O formulário de inscrição fica disponível online neste link.
Ao todo, 100 pessoas serão convocadas e outras 100 ficarão em cadastro de reserva.
O início das aulas será no dia 18 de março de 2024 e o curso tem duração de 3 semestres.
As aulas e atividades extracurriculares são de segunda a sexta das 14h às 18h.
Vestibular para idosos
Além disso, pensando em ampliar ainda mais o acesso de idosos a Universidade, a UnB preparou um processo seletivo exclusivo para pessoas com 60 anos ou mais.
A novidade foi anunciada pela Câmara de Direitos Humanos e o edital deve ser publicado em breve.
“O processo seletivo será uma redação. Já no primeiro semestre de 2024 vamos ter ingressos por meio dessa política”, disse a reitora Márcia Abrahão.
A reitora também cobrou o engajamento da sociedade.
“Para que as ações da Política se concretizem é preciso que a comunidade se engaje e colabore”, concluiu.

Brasil ainda terá 2 feriados prolongados em 2026; os dois caem numa sexta-feira
Alunas de escola pública criam colar inteligente que envia pedido de socorro para proteger mulheres
Wagner Moura e Lázaro Ramos se unem para divulgar filme brasileiro Feito Pipa ao Oscar 2027
Cães terapeutas visitam pacientes em hospital e levam carinho e esperança
Professora de 96 anos lança primeiro livro com mais de 100 poemas escritos à mão, no RS
Jovem de 18 anos cria método com inteligência artificial para detectar microplásticos na água
Brasileira superdotada de 5 anos é ouro em olimpíada internacional de matemática em Singapura
Dona da Brastemp e Consul fecha fábrica na Argentina para produzir no Brasil; R$ 300 milhões de investimento
“Quem Matou PC Farias?”: mistério do tesoureiro de Collor, vira série com grandes atores brasileiros
Estudante de escola pública da Bahia vence feira internacional com cimento sustentável e ganha vaga nos EUA
Vacina contra ansiedade: cientistas avançam em pesquisa com bactéria que protege contra efeitos do estresse
Brasil é o único país com 3 pessoas no ranking dos mais velhos do mundo: todos são do Nordeste