Neto cria dispositivo que avisa se idoso com Alzheimer caiu ou saiu de casa

Uma mente brilhante! Hemesh Chadalavada, de 17 anos, motivado pela experiência pessoal de cuidar da avó com Alzheimer, decidiu criar um dispositivo que avisa se um idoso se afasta para muito longe ou sofre uma queda.
O monitor Alpha, leve e compacto, pode ser usado como crachá ou braçadeira, e tem uma tecnologia de longo alcance conhecida como LoRa, permitindo detectar uma pessoa a até 1 km de distância nas cidades e até 5 km no campo.
Com a previsão de lançar o dispositivo no mercado até setembro, Hemesh está convencido de que deve ser vendido a um preço acessível para a maioria das pessoas. Ele diz que o objetivo é simples: “Quero criar produtos para ajudar as pessoas na Índia e para todo o mundo”.
Mais funções
O monitor também mede pulso, temperatura e ajuda a lembrar a pessoa de tomar seus medicamentos.
Mas o jovem não quer parar por aí.
Ele está trabalhando para adicionar a funcionalidade de prever os padrões de movimento dos pacientes, utilizando tecnologia de aprendizado de máquina.
A experiência que mudou tudo
Em 2018, Hemesh foi passar um tempo com a avó em Guntur, no sul da Índia.
Ele tinha 12 anos na época, e uma noite estava assistindo TV sozinho quando a avó, Jayasree, de 63 anos, se levantou para fazer chá.
Quando o neto voltou para o quarto, ele foi até a cozinha e descobriu que ela tinha deixado o gás ligado.
Jayasree já tinha sido diagnosticada com Alzheimer, mas a situação deixou o garoto em choque. “O que teria acontecido se eu não estivesse lá?”, contou Hemesh.
Leia mais notícia boa:
- Novo dispositivo é capaz de detectar Alzheimer durante o sono, anos antes
- Homem paralisado volta a andar com ajuda de dispositivo inovador; Vídeo
- Dispositivo brasileiro que promove saciedade passa nos testes; opção à bariátrica
Não podia ser com wi-fi ou Bluetooth
Foi depois disso que Hemesh, que adorava robótica, decidiu que queria criar um aparelho para ajudar pessoas como a avó.
Ele queria produzir um dispositivo que não funcionasse com wi-fi ou Bluetooth.
Isso porque em aparelhos assim, quando uma pessoa sai do alcance limitado das frequências, a conexão é perdida e com ela o monitoramento.
Processo de criação
Ele desenvolveu 20 protótipos sozinho somente vendo vídeos do YouTube sobre robótica e eletrônica.
Para compreender as necessidades das pessoas com Alzheimer ele passava tempo em um centro administrado pela Sociedade de Alzheimer e Distúrbios Relacionados da Índia.
E assim nasceu o Alpha Monitor, que tem um longo alcance graças à tecnologia conhecida como LoRa.
Mente criativa
Não é de hoje que o jovem gosta de criar.
Aos 12 anos, ele construiu um “detector de calor” para acompanhar a temperatura dos amigos enquanto jogavam críquete.
Em 2022, com mais de 18.000 inscrições no concurso Samsung Solve for Tomorrow, foi ele quem ganhou uma doação de 10 milhões de rúpias – mais de meio milhão.
Ainda foi escolhido para ser mentorado por alguns dos principais engenheiros da Samsung.
Com informações do The Guardian.

Heróis salvam mãe e filha que afundavam na areia e não conseguiam sair
Michael B Jordan, sexto preto a vencer Oscar de Melhor Ator, comemora em fast food; vídeo
Pais de alunos dão carro novo para guarda que atravessa crianças na rua; o dela quebrou
Fim da biópsia? Novo exame faz células do câncer de próstata brilharem
Vaquinha arrecada US 1 milhão para idoso entregador se aposentar; vídeo
Dia da Felicidade está chegando: veja como estimular seu cérebro agora
Justiça proíbe que GDF venda imóveis de Brasília para socorrer BRB, delapidado no caso Master
Testes clínicos da polilaminina começam em abril, revela dra. Tatiana Sampaio
Rezador faz cavalo doente ficar de pé, voltar a comer e vídeo impressiona as redes; assista