Estudantes da Unicamp vencem desafio mundial da Nasa com 150 países

Brasil no topo! Uma equipe formada por estudantes da Unicamp, em São Paulo, venceu uma competição internacional organizada pela Nasa. Foram mais de 150 países envolvidos e o título foi nosso. Parabéns galera!
O Space App Challenge é promovido anualmente pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos. Na edição mais recente, foram mais de 57 mil inscritos, de 152 países. A competição é movida por atividades propostas pela agência, que incentivam os concorrentes na busca por soluções inovadoras a fim de melhorar a vida na Terra e no espaço.
No total, dez projetos foram premiados e o time da Unicamp – batizado de Greetings from Earth (saudações da Terra), buscou um dos prêmios. Público, gratuito e de qualidade!
Greetings from Earth
A equipe foi formada pelos alunos de Engenharia da Computação Andreas Cisi Ramos, Bruno Amaral Teixeira de Freitas, Bernardo Panka Archegas, Naim Shaikhzadeh Santos e Felipe Gabriel Brabes da Silva, além de Daniel Yuji Hosomi, da Ciência de Computação.
Para ganhar o prêmio, eles bolaram uma plataforma que dá “aulas” a um habitante de um planeta distante sobre a importância dos oceanos para a vida na Terra.
É tipo um Alô alô Marciano, aqui quem fala é da terra!
Mensagem para alienígena
No site, que transmite a mensagem para o alienígena, os estudantes fizeram questão de destacar a importância primordial dos oceanos na nossa vida.
Com gráficos, modelos 3D, imagens de satélite e até mesmo um jogo de perguntas e respostas, o grupo focou nos fitoplânctons, organismos que vivem flutuando na superfície das águas.
E o mais legal, tudo foi elaborado com dados disponibilizados pela agência norte-americana!
“Sabíamos que o projeto tinha potencial, porém não imaginávamos que seríamos campeões. A sensação de ter vencido traduziu-se em uma felicidade extrema, especial por nosso trabalho ter vencido em uma categoria que destaca o projeto de maior potencial para melhorar a vida na terra”, disse Bruno, organizador e membro da equipe.
Os garotos foram premiados na categoria Impacto Galáctico: o Projeto com Maior Potencial para Melhorar a Vida no Planeta Terra ou no Universo.+
Leia mais notícia boa
- Unicamp, Unesp e USP; como se preparar para a temporada de vestibulares
- Unicamp usa leite materno e cura paciente com Covid
- Unicamp e Ufscar abrem inscrições gratuitas para indígenas: vestibular
Malas prontas para os EUA
E a premiação é nada mais nada menos do que uma visita à sede da Nasa, em Washington D.C.
Além disso, os estudantes vão conhecer o Goddard Space Flight Center, local onde foi produzido o James Webb, telescópio mais famoso do mundo. Em julho eles embarcam para a terra do Tio Sam!
“Ainda não caiu a ficha que conseguimos ser um dos 10 vencedores e que terei a oportunidade de visitar os Estados Unidos pela primeira vez”, disse Andreas.
Para o rapaz, o prêmio abre muitas portas.
“Acredito que essa experiência será inestimável, abrindo portas significativas para o meu futuro como desenvolvedor e também dos meus colegas”, concluiu.
Com informações de Unicamp.

Flagrante: pai salva dois filhos que se afogavam na piscina de casa; vídeo
NetFlix confirma: Caramelo bateu recorde histórico no top 10 global
Moradores ajudam a salvar mulher que caiu com carro no rio em SC; vídeo
Jovem médico se emociona com presente simples que recebeu de paciente idosa; gratidão
Robert Plant no Brasil: começa venda de ingressos da turnê do vocalista do Led Zeppelin
Última Superlua do ano é nesta quinta; veja melhor horário
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal