Estudantes da Unicamp vencem desafio mundial da Nasa com 150 países

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Estudantes da Unicamp vencem desafio mundial da Nasa com 150 países
A equipe formado por alunos da Unicamp desbancou mais de 50 mil competidores. e venceu o desafio da Nasa. Incrível! Foto: Alex Calixto.

Brasil no topo! Uma equipe formada por estudantes da Unicamp, em São Paulo, venceu uma competição internacional organizada pela Nasa. Foram mais de 150 países envolvidos e o título foi nosso. Parabéns galera!

O Space App Challenge é promovido anualmente pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos. Na edição mais recente, foram mais de 57 mil inscritos, de 152 países. A competição é movida por atividades propostas pela agência, que incentivam os concorrentes na busca por soluções inovadoras a fim de melhorar a vida na Terra e no espaço.

No total, dez projetos foram premiados e o time da Unicamp – batizado de Greetings from Earth (saudações da Terra), buscou um dos prêmios. Público, gratuito e de qualidade!

Greetings from Earth

A equipe foi formada pelos alunos de Engenharia da Computação Andreas Cisi Ramos, Bruno Amaral Teixeira de Freitas, Bernardo Panka Archegas, Naim Shaikhzadeh Santos e Felipe Gabriel Brabes da Silva, além de Daniel Yuji Hosomi, da Ciência de Computação.

Para ganhar o prêmio, eles bolaram uma plataforma que dá “aulas” a um habitante de um planeta distante sobre a importância dos oceanos para a vida na Terra.

É tipo um Alô alô Marciano, aqui quem fala é da terra!

Mensagem para alienígena

No site, que transmite a mensagem para o alienígena, os estudantes fizeram questão de destacar a importância primordial dos oceanos na nossa vida.

Com gráficos, modelos 3D, imagens de satélite e até mesmo um jogo de perguntas e respostas, o grupo focou nos fitoplânctons, organismos que vivem flutuando na superfície das águas.

E o mais legal, tudo foi elaborado com dados disponibilizados pela agência norte-americana!

“Sabíamos que o projeto tinha potencial, porém não imaginávamos que seríamos campeões. A sensação de ter vencido traduziu-se em uma felicidade extrema, especial por nosso trabalho ter vencido em uma categoria que destaca o projeto de maior potencial para melhorar a vida na terra”, disse Bruno, organizador e membro da equipe.

Os garotos foram premiados na categoria Impacto Galáctico: o Projeto com Maior Potencial para Melhorar a Vida no Planeta Terra ou no Universo.+

Leia mais notícia boa

Malas prontas para os EUA

E a premiação é nada mais nada menos do que uma visita à sede da Nasa, em Washington D.C.

Além disso, os estudantes vão conhecer o Goddard Space Flight Center, local onde foi produzido o James Webb, telescópio mais famoso do mundo. Em julho eles embarcam para a terra do Tio Sam!

“Ainda não caiu a ficha que conseguimos ser um dos 10 vencedores e que terei a oportunidade de visitar os Estados Unidos pela primeira vez”, disse Andreas.

Para o rapaz, o prêmio abre muitas portas.

“Acredito que essa experiência será inestimável, abrindo portas significativas para o meu futuro como desenvolvedor e também dos meus colegas”, concluiu.

Várias equipes da Unicamp participaram do desafio. Foto: Alex Calixto.

Várias equipes da Unicamp participaram do desafio. Foto: Alex Calixto.

Com informações de Unicamp.