Dá para combater enxaqueca com 6 alimentos e bebidas; Veja

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Dá para combater enxaqueca com 6 alimentos e bebidas; Veja
Veja como combater a enxaqueca com esses 6 alimentos. Um melhor do que o outro! Foto: Freepik.

Se você está procurando maneiras de combater a enxaqueca sem ficar tomando remédios, saiba que os alimentos e bebidas podem te ajudar com isso!

A enxaqueca é uma dor de cabeça crônica, que se caracteriza por uma forte dor e geralmente afeta um lado da cabeça. As causas ainda não são totalmente conhecidas, mas uma alimentação balanceada pode ajudar a afastar o problema.

Segundo a nutricionista Andréia Manetti Previero, alimentos como gengibre e peixes ajudam no combate ao quadro, uma vez que evitam substâncias pró-inflamatórias que causam a dilatação dos vasos sanguíneos. Veja a lista completa de alimentos abaixo!

Causas da enxaqueca

A, ou as causas, da enxaqueca são ainda um grande mistério para a ciência.

Sabe-se que a condição pode estar ligada a genética, bem como o consumo de bebidas alcoólicas, desidratação, noites mal dormidas e alimentação inadequada.

Enquanto a comunidade científica luta para descobrir tudo sobre a doença, é possível atenuar as dores mudando a alimentação.

Xô, enxaqueca!

Bora começar a mandar a enxaqueca embora?

Ao escolher esses alimentos, além de lidar melhor com a enxaqueca, você ainda vai ficar mais saudável. Só notícia boa, né?

Veja agora quais são os alimentos e bebidas que ajudam a combater a enxaqueca!

  • Gengibre: o gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Além disso, o alimento reduz a inflamação dos vasos sanguíneos no cérebro, um fator muito importante para quem quer se livrar da enxaqueca. O gengibre também auxilia na redução da náusea, um sintoma muito comum associado à enxaqueca.
  • Peixes ricos em ômega 3: peixes como o salmão, a sardinha e o atum são fontes de ômega 3, que por sua vez tem propriedades anti-inflamatórias. O consumo desses tipos de peixes também ajuda a regular os neurotransmissores, contribuindo então para a prevenção das dores de cabeça.
  • Água: sim, consuma água se você quer evitar dores de cabeça. A desidratação pode ser um fator de gatilho para enxaquecas em várias pessoas. Segundo Andréia, a ingestão adequada de água por dia (de 6 a 8 copos de 200 ml), ajuda a controlar a pressão sanguínea, o que auxilia no combate às dores.
  • Abacate: rico em magnésio, potássio e ômega 3, o abacate vai te ajudar a relaxar os vasos sanguíneos. O alimento também contribui para regular os níveis de neurotransmissores no cérebro, prevenindo você das enxaquecas.
  • Chá de camomila: quem não gosta de um chazinho? A camomila possui propriedades anti-inflamatórias que aliviam a tensão e reduzem as dores associadas à enxaqueca. O chá de camomila relaxa os músculos e o efeito calmante pode ajudar a diminuir o estresse.
  • Alimentos ricos em magnésio: o desempenho tem papel fundamental na regulação dos neurotransmissores e na função muscular do nosso corpo. Baixos níveis de magnésio podem desencadear enxaquecas. Então fique esperto, alimentos como espinafre, sementes de abóbora, aveia e amêndoas vão te ajudar a combater as dores e relaxar os vasos sanguíneos.
O gengibre é uma planta que possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Foto: Freepik.

O gengibre é uma planta que possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Foto: Freepik.

Alimentos como o salmão e o abacate possuem ômega 3, que ajuda a regular os neurotransmissores do cérebro. Foto: Freepik.

Alimentos como o salmão e o abacate possuem ômega 3, que ajuda a regular os neurotransmissores do cérebro. Foto: Freepik.

Com informações de Portal Edicase.