Nova Barbie indígena inspirada em brasileira vai homenagear Dia da Mulher

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Nova Barbie indígena inspirada em brasileira vai homenagear Dia da Mulher
A Barbie indígena brasileira usa roupas tradicionais, adereços e tem pinturas pelo corpo. Ela foi inspirada em Maira Gomez. - Foto: Divulgação.

A nova Barbie, inspirada em uma influenciadora indígena brasileira, comemora os 65 anos icônicos da boneca mais famosa do mundo e vai homenagear o Dia da Mulher.

Da série ‘One of a Kind’, a boneca é de uma linha especial. No Brasil, a boneca foi inspirada em Maira Gomez, uma influenciadora indígena e criadora de conteúdo do povo Tatuyo.

A primeira Barbie indígena brasileira tem pinturas em todo o corpo e usa roupas típicas da região amazônica. “Jamais sonhei que um dia haveria uma boneca comemorativa inspirada em mim”, algo “enorme para a representatividade dos indígenas na Amazônia brasileira”, disse Maira Gomez.

‘Sem palavras’

Questionada pelo jornal O Globo a boneca inspirada nela mesmo, Maira respondeu.

“Não acreditei, fiquei sem palavras naquele momento. E pensei em todas as mulheres indígenas que estão lutando pelos seus direitos, colocando sua voz no mundo, através do seu trabalho, e que eu acredito, represento também”.

Quando era pequena, Maira brincava com bonequinhas com material coletado da própria natureza, como sementes e madeira.

“Construíamos a casinha, as mesinhas, é uma lembrança mágica que tenho até hoje da infância. Não tínhamos condição financeira para comprar as bonecas na loja, mas nossos pais conseguiram fazer o melhor possível para termos uma infância feliz”, explica.

Representatividade importante

Maira falou da importância de se sentir representada, e representar milhares, na nova Barbie.

Na escola, quando menor, ela já havia ganhado Barbie, mas nunca uma indígena.

“À nossa semelhança, a minha será a primeira, o que me deixa especialmente emocionada. Mas tínhamos as que nossos pais faziam”.

Para ela, a Barbie é uma maneira de contar a história de onde veio.

“Vários povos originários hoje buscam contar suas histórias através de novos meios. Com a Barbie, estamos agora, os indígenas da Amazônia, fazendo isso também. É uma visibilidade para a Amazônia, para o estado do Amazonas”.

Reafirmando a luta

Com a projeção da boneca, Maira espera conseguir reafirmar ainda mais a luta dos Tatuyo.

“[…] a Barbie me ajuda a reafirmar que nossa luta é constante, e que precisamos seguir adianta. No nosso caso, mostrando nossa cultura, nossa história, para que mais pessoas entendem melhor de onde somos, nos respeitem e valorizem ainda mais”.

No TikTok, Maira tem 6 milhões de seguidores e usa o espaço para mostrar todo o cotidiano vivido.

“Nas redes sociais, eu e outros indígenas estamos interessados em mostrar nosso cotidiano, contar nossa história, como a gente vive hoje em dia e as maneiras pelas quais a modernidade tem nos transformado”, explica.

Leia mais notícia boa

One of a Kind

A série One of a Kind (em português livre, Exemplar único) veio para celebrar os feitos de mulheres que foram homenageadas.

As bonecas são únicas e foram lançadas na sede da Mattel, em El Segundo, sudoeste de Los Angeles.

Junto com Maira, as novas homenageadas são as atrizes Viola Davis e Helen Mirren, as cantoras Kylie Minogue e Shania Twain, a diretora e roteirista mexicana Lila Avilés, a modelo japonesa Nicole Fujita e a comediante alemã Enissa Amani.

A boneca foi inspirada na influenciadora, que é um fenômeno nas redes. Foto: Mattel.

A boneca Barbie indígena foi inspirada na influenciadora Maira Gomez, que é um fenômeno nas redes. Foto: Mattel.

Com informações de O Globo.