Baleia-cinzenta que parecia extinta é vista após 200 anos no Oceano Atlântico

-
Por Karen Belém
Imagem de capa para Baleia-cinzenta que parecia extinta é vista após 200 anos no Oceano Atlântico
A baleia-cinzenta foi extinta do Oceano Atlântico principalmente devido à caça comercial de baleias. - Foto: Aquário da Nova Inglaterra

Um evento incrivelmente raro! Cientistas do Aquário da Nova Inglaterra ficaram surpresos ao ver uma baleia-cinzenta nadando no Oceano Atlântico. Isso porque a espécie não passava por essas águas há quase 200 anos. 

A baleia-cinzenta é conhecida pela pele manchada de cinza e branco, corcundas dorsais e cristas pronunciadas. Os animais vivem normalmente no norte do Oceano Pacífico, mas foram extintos do Atlântico principalmente devido à caça comercial de baleias.

“Meu cérebro estava tentando processar o que eu estava vendo, porque esse animal era algo que realmente não deveria existir nessas águas”, disse Kate Laemmle, técnica que estava a bordo do avião de pesquisa. 

Mal podiam acreditar 

Quando faziam um voo de monitoramento, a equipe observou que a baleia mergulhava repetidamente e voltava à superfície, aparentemente em busca de alimento.   

No começo, os pesquisadores não estavam acreditando que pudesse ser a espécie extinta. 

“Eu não queria dizer em voz alta o que era, porque parecia uma loucura”, disse a pesquisadora Orla O’Brien. 

Eles tiraram fotos e, depois de revisar as imagens, confirmaram as suspeitas: era realmente uma baleia cinzenta.

Ler mais notícia boa 

Visto na Flórida 

Nos últimos 15 anos, houve cinco observações de baleias-cinzentas nas águas do Atlântico e do Mediterrâneo. 

O mais recente ocorreu na costa da Flórida em dezembro de 2023.

Em comunicado, os pesquisadores disseram acreditar que o animal que avistaram dessa vez é o mesmo que estava na costa americana. 

“Estávamos rindo de como isso era selvagem e emocionante: ver um animal que desapareceu do Atlântico há centenas de anos!”, destacou Kate. 

Por que essas aparições agora? 

Os cientistas explicam que as mudanças climáticas têm um papel importante nesse fenômeno. 

Com o aumento das temperaturas globais, a Passagem Noroeste, que conecta o Atlântico e o Pacífico pelo Oceano Ártico no Canadá, tem ficado sem gelo durante os verões. 

Isso tem dado às baleias-cinzentas mais liberdade para se deslocarem. Antigamente, o gelo marinho limitava bastante a área em que elas podiam nadar. 

A expectativa de vida média da baleia-cinzenta não é exatamente conhecida, mas estima-se que fique entre 75 e 80 anos.

Segundo os cientistas, a mudança climática pode ser a razão pela qual a espécie reapareceu. - Foto: Aquário da Nova Inglaterra

Segundo os cientistas, a mudança climática pode ser a razão pela qual a espécie reapareceu. – Foto: Aquário da Nova Inglaterra