Ziraldo vai ganhar estátua no Rio em homenagem ao seu legado

O grande cartunista e escritor Ziraldo vai ganhar uma estátua no Rio de Janeiro, onde morou por mais de 30 anos.
O desenhista mineiro faleceu no dia 6 de abril aos 91 anos. No velório, realizado no Museu de Arte Moderna do Rio, Fabrizia Pinto, filha do cartunista, falou sobre o desejo do pai em ter uma estátua no Rio.
Eduardo Paes, prefeito do Rio, em entrevista à Folha de São Paulo, confirmou a construção do monumento. “Ele tinha uma carioquice muito especial”. Ainda não há informações do local onde o monumento será construído.
Pedido de homenagem
Apesar de ter nascido em Caratinga, Minas Gerais, o artista teve uma forte ligação em vida com o Rio de Janeiro.
Além de ser flamenguista, Ziraldo escolheu a Cidade Maravilhosa para viver seus últimos 30 anos.
Foi Fabrizia Pinto que revelou o desejo do cartunista em ganhar uma homenagem na cidade.
“Eu quero muito que meu pai tenha uma estátua no Rio de Janeiro sentadinho do lado de Drummond porque eles se amavam muito e eram muito amigos”, disse a filha.
Estátua garantida
Pouco tempo depois da declaração de Fabrizia, Eduardo Paes se manifestou sobre o pedido.
“Ele tinha uma carioquice muito especial. Ele é de uma geração de mineiros que vem para o Rio mostrar todo seu talento e se espalha para todo Brasil. Vê o Menino Maluquinho, ele tinha um ‘q’ de carioquinha”, disse à Folha.
A assessoria do prefeito explicou que ainda não há informações sobre o local onde a estátua ficará.
Leia mais notícia boa
- Ziraldo eterno: cartunista do Pasquim e Menino Maluquinho recebe homenagens merecidas
- Mulher guarda de trânsito se aposenta entre lágrimas e homenagem da comunidade
- Estátua enorme do rei Ramsés II é desenterrada no Egito
Centro cultural
Além da estátua, a família também pensa na possibilidade de abrir um centro cultural.
“A gente tem um material vasto, com mais de 1.000 desenhos do Ziraldo e a gente quer colocar isso para as pessoas verem”, disse o compositor Antonio Pinto, filho mais novo do cartunista.
O rapaz explicou que, com o material, é possível fazer um local histórico sobre a vida e memória de Ziraldo.
“Queremos fazer um centro cultural, para este lugar ter os desenhos dele passeando, proporcionar essa experiência, para sempre”, afirmou.
Com informações de Tribuna Online.

Novas regras do Pix vão permitir pagamento por aproximação e limites personalizados
Recorde da CazéTV no YouTube dispara durante a Copa e faz história na internet
Servente de pedreiro e bailarino: Pedro faz cookies para participar do Festival de Joinville; vídeo
Siamesas unidas pela cabeça são separadas por médico brasileiro em Abu Dhabi; já tiveram alta
A gigante voltou: Rebeca Andrade é ouro no Pan do Rio, após 2 anos afastada por saúde mental
Analfabetismo cai ao menor nível desde 2016 no Brasil e leva dignidade a 600 mil pessoas
Mulher é resgatada dos escombros de prédio no terremoto na Venezuela; Brasil e países mandam ajuda
Amigos traduzem para homem surdocego o gol de Cunha na Copa e reação é linda; vídeo
Fim da ressonância? Scanner corporal por ultrassom mapeia organismo em 1 minuto: mais barato e na piscina
Terapia contra câncer leva 5 pacientes com lúpus à remissão e devolve sonhos: “minha vida mudou”
Gatinha leva flores todo dia e agradece à tutora que a adotou; vídeo mais lindo
Estudantes de Minas criam queijo verde e amarelo em homenagem à Seleção; vídeo