Ex-aeromoça é a nova presidente da Japan Airlines; 1ª mulher no cargo

A Japan Airlines (JAL) fez história ao nomear Mitsuko Tottori, uma ex-aeromoça da companhia aérea, para o cargo de presidente. Ela é a primeira mulher a assumir o posto desde 1951, quando a empresa foi fundada.
A nomeação ocorre num momento em que as empresas japonesas enfrentam uma pressão crescente para aumentar a diversidade de gênero e combater as disparidades salariais entre homens e mulheres.
“Existem funcionárias por aí que estão enfrentando dificuldades ou passando por grandes acontecimentos na vida. Espero que a minha nomeação como presidente possa encorajá-los ou dar-lhes coragem para dar o próximo passo”, disse Mitsuko.
Chegou em boa hora
Mitsuko entra num momento importante para a Japan Airlines, que está se esforçando para se recuperar da recessão causada pela pandemia, ao mesmo tempo, em que os turistas estão voltando ao Japão.
Além disso, a segurança das companhias aéreas está em destaque depois de um incidente recente que envolveu uma colisão entre um avião da JAL e uma aeronave da Guarda Costeira japonesa no aeroporto de Haneda, em Tóquio.
Felizmente, com a ajuda dos funcionários, todas as 379 pessoas a bordo do avião conseguiram escapar quando ele pegou fogo.
Leia mais notícia boa
- Conceição Evaristo é a primeira mulher preta na Academia Mineira de Letras em 115 anos
- Pela primeira vez, uma mulher lidera programa da Estação Espacial Internacional
- Marília Mendonça é a primeira brasileira com 10 bilhões de streams no Spotify
Trabalha na companhia desde 1985
Em 1985, apenas quatro meses depois de se tornar comissária de bordo, Mitsuko Tottori viveu o trauma do acidente aéreo mais fatal da história da Japan Airlines, que tirou a vida de 520 pessoas no Monte Osutaka.
“Exibimos destroços de aeronaves em nosso centro de promoção de segurança. Em vez de apenas ler sobre isso em um livro, olhamos com nossos próprios olhos e sentimos na nossa própria pele o que significou esse acidente”, contou Mitsuko.
A nomeação dela reflete uma transformação significativa da Japan Airlines desde a falência em 2010, considerada uma das maiores falhas empresariais do Japão.
Com apoio financeiro estatal e uma reestruturação abrangente, a companhia aérea conseguiu se manter operacional.
Mais mulher, por favor!
A empresa destacou a vasta experiência e conhecimento de campo de Tottori em operações e serviços de segurança.
Agora, a Japan Airlines entra em um novo capítulo.
E ainda definiram uma meta ambiciosa: que as mulheres representem 30% dos gestores em todo o grupo até o final do ano fiscal de 2026.
No final de março de 2023, o valor correspondente era de 22,8%.
Mitsuko é um exemplo inspirador para outras mulheres que buscam alcançar posições de liderança!
Com informações do Reuters.

Aos 81 anos avó viaja o mundo sozinha, faz cruzeiro e dá conselho aos mais jovens; vídeo
Nova espécie de gato selvagem que parece tigrinho é descoberta por brasileiro; vídeo
Golden recebe ladrão com brinquedos e repete a brincadeira quando a polícia chega; vídeo
Bebê nasce fazendo pose de milionário, diverte os médicos e vídeo alcança 37 milhões
Células da mãe podem permanecer no corpo dos filhos por décadas, mostra ciência
Cão Tsunami que salvou pessoas no terremoto ganha estátua na Venezuela; vídeo
Aposentado que votar nas eleições não precisará fazer Prova de Vida do INSS; entenda
Flávia Saraiva conquista dois ouros na Copa do Mundo de ginástica; Rebeca leva prata
Primeiro navio brasileiro com tripulação 100% feminina faz viagem inaugural; vídeo
Pix ganha novas regras para conta salário, fraudes e boletos; veja o que muda