Estátua romana de 1.800 anos é encontrada durante obra no Reino Unido

Uma misteriosa estátua de uma mulher romana, de aproximadamente 1.800 anos, foi encontrada e desenterrada por trabalhadores na construção de um estacionamento da mansão histórica Burghley House, na Inglaterra.
O motorista da escavadeira, Greg Crawley, notou um objeto pálido no meio da terra. Era a cabeça! Poucas semanas depois, perto do mesmo local, encontraram o busto de mármore.
Como as antiguidades acabaram enterradas lá, ainda é um mistério. As suspeitas vão desde um roubo mal sucedido até alguém ter simplesmente descartado a estátua e coberto com terra.
O trabalhador nem imaginava
Crawley disse que ficou chocado quando o balde escavador rolou sobre o que pensou ser uma grande pedra e um rosto apareceu.
“Não pude acreditar quando me disseram que era uma estátua romana de mármore”, contou.
“Foi uma sensação incrível ter encontrado algo tão antigo e especial – definitivamente a minha melhor descoberta”.
Ainda não está claro quanto tempo a peça permaneceu enterrada antes de ser encontrada.
Leia mais notícia boa
- Estátua enorme do rei Ramsés II é desenterrada no Egito
- Casal encontra gárgula medieval do século 14 dentro do banheiro de casa
- Tesouros encontrados em Machu Picchu revelam segredos incas; valor incalculável!
Veio da Itália
Os especialistas acreditam que a estátua foi comprada durante uma das duas viagens de um conde à Itália na década de 1760, “quando ele comprou muitas antiguidades”, segundo comunicado feito pela propriedade à imprensa.
Isso porque a estátua apresentava um tarugo de ferro adicionado posteriormente para fixá-la a um busto ou pedestal.
Essa adaptação era comum no final do século XVIII, feita por negociantes de antiguidades italianos para atrair aristocratas em viagens pelo país.
Estão em exposição
Todas as partes da relíquias foram limpas, examinadas e remontadas.
Elas também foram reportadas ao Museu Britânico, que mantém um banco de dados dessas descobertas.
Quem visitar o Burghley House vai encontrar o achado em exposição com a explicação sobre como a estátua foi encontrada, e ao lado de outras esculturas adquiridas pelo nono conde.

Quem é a primeira árbitra latino-americana a apitar um jogo masculino na Copa do Mundo
Hoje vai dar sushi ou feijoada na Copa? Atacante japonês provoca e redes respondem com memes
Cão Tsunami vira herói na Venezuela: já localizou e salvou 12 soterrados pelo terremoto duplo; vídeo
Resgates de crianças e adultos encontrados vivos no terremoto na Venezuela emocionam o mundo; vídeo
Michael B Jordan liga para vovó que achou que o astro era neto dela e vídeo fofo viraliza
Brasil e 16 países mandam ajuda para a Venezuela, após o duplo terremoto mais forte da história
Mulher ganha na loteria e realiza sonho da vizinha que a ajudou em tempos difíceis
Motoboy salva bebê que engatinhava sozinha na rua de madrugada; mãe foi presa
Mulher resgatada viva, após 86h sob os escombros do terremoto na Venezuela, pediu a Deus; vídeo
Veja por que a maior torcida brasileira fora do Brasil fica em Bangladesh; indiano explica
Vovó japonesa de 98 anos comemora vitória do Brasil sobre o Japão e vídeo encanta as redes
Quem é Martinelli, o herói que salvou Brasil de vexame na Copa, aos 50 do 2º tempo