São Paulo vai lançar guia de turismo para idosos; veja como será!

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para São Paulo vai lançar guia de turismo para idosos; veja como será!
A iniciativa de São Paulo em criar um guia para idosos vem com o foco em aquecer o mercado de viagens. Foto: Keiny Andrade (Folhapress).

O governo de São Paulo vai lançar um guia focado no turismo para idosos. Nada de ficar perdido!

A iniciativa, chamada de “Turismo da Maturidade no Estado de São Paulo”, será apresentada no Fórum de Turismo 60+ e tem o objetivo de atender o interesse de viajantes com mais de 60 anos.

Elaborado pela “Revista Melhor Viagem”, o guia destaca destinos que proporcionam segurança e conforto para o público alvo. A publicação ficará disponível em versões impressa e digital.

Público idoso

Segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), o público idoso é o segmento que mais cresce no setor.

Águas de Lindóia, por exemplo, atrai mais de 700 mil turistas sênior anualmente e espera-se que o número aumente ainda mais.

Estima-se que, um quarto da população brasileira terá mais de 65 anos até 2026, e é nessa esteira que São Paulo se adianta e quer sair na frente!

Guia para turistas

Ao todo, o guia vai apresentar 70 destinos em São Paulo que tem, como diferencial, atrair o público mais velho.

Da tranquilidade das áreas naturais até as festas no interior do Estado, os idosos poderão consultar aquelas atividades que mais os atraem.

Segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), esse público é interesse, uma vez que eles consideram que viajar é uma das melhores formas de aproveitar a vida.

O guia, que ainda não foi apresentado, será oficializado no Fórum de Turismo 60+, que começa hoje (13), em São Paulo.

Leia mais notícia boa

Mercado promissor

O mercado de turismo para idosos é promissor.

Apesar do aumento no número de pessoas mais velhas ser um desafio para a economia global, há oportunidades para impulsionar negócios.

A “economia prateada”, focada em pessoas com mais de 50 anos, gera aproximadamente U$ 15 trilhões por ano.

No país, São Paulo lidera o número de empresas focadas neste mercado, com 59%, seguido por Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

O guia para idosos será apresentado em uma conferência voltada para o público mais velho. Foto: Freepik.

O guia para idosos será apresentado em uma conferência voltada para o público mais velho. Foto: Freepik.

Com informações de Jovem Pan.