Jeff Bezos faz convite e 1º homem preto impedido de ser astronauta vai ao espaço aos 90 anos

Um sonho que estava guardado há aproximadamente 60 anos finalmente se realizou. Jeff Bezos fez questão de incluir Edward Dwight, considerado o primeiro homem preto a treinar como astronauta na Nasa, entre os tripulantes do voo da Blue Origin, que partiu em direção ao espaço na manhã deste domingo, 19.
Aos 90 anos, Edward também se tornou a pessoa mais velha a sair da Terra. Ele e outras cinco pessoas encararam a missão, que levou aproximadamente 11 minutos de ida e volta. No trecho, a tripulação pôde experimentar a sensação de gravidade zero.
“Achei que realmente não precisava disso na minha vida”, disse Edward logo após sair da cápsula. “Mas, agora, preciso disso em minha vida… estou em êxtase”.
Seleção como astronauta
Edward é formado em Engenharia Aeronáutica na Universidade Estadual do Arizona. Ele se alistou na Força Aérea dos Estados Unidos em 1953 e foi destaque como piloto de testes.
Em 1961, no governo de John F. Kennedy, o americano foi selecionado para o treinamento de astronauta.
Na época, Kennedy estava pressionando para aumentar a diversidade racial em vários campos, incluindo o programa espacial.
Enfrentou o racismo
Apesar do grande potencial e habilidades, Edward enfrentou vários desafios e discriminações durante o treinamento.
“Todos foram instruídos a me ignorar”, disse Dwight sobre os colegas. “Yeager (primeiro comandante da escola) teve uma reunião com os alunos e funcionários no auditório e anunciou – que Washington estava tentando enfiar essa palavra com N em nossas gargantas”.
Ainda assim, ele ficou entre as 26 pessoas recomendadas pelos oficiais da Força Aérea para ingressar na NASA .
Nova carreira
Quando a organização espacial divulgou a lista de astronautas escolhidos em 1963, Edward não foi incluído.
Ele até chegou a dizer que, na época, achava que a carreira como astronauta havia terminado.
Logo depois, em 1966, ele decidiu renunciar à Força Aérea com o posto de capitão.
Depois disso, Edward se dedicou à arte. Conquistou o título de mestre em artes plásticas em escultura, com obras focadas nos pioneiros da história preta.
Leia mais notícia boa
- Nave com primeira astronauta saudita parte para o espaço. VÍDEO
- Veja quem é o 1° cientista brasileiro confirmado para ir ao espaço
- Nasa vai mandar mensagem ao espaço para se comunicar com extraterrestres
A ideia de ir ao espaço
Edward contou que o astronauta Leland Melvin apresentou a ideia pela primeira vez enquanto os dois trabalhavam em “The Space Race”, um documentário sobre a história dos astronautas e engenheiros pretos no programa espacial da NASA.
“Eu tive, você sabe, 60 anos para sentar e pensar sobre todas as partes disso”, contou.
“Houve uma parte da minha carreira que não foi totalmente realizada, e aqui está uma grande oportunidade, neste momento, de cumprir isso para auto-satisfação, sim”.
Ainda completou: “Mas o mais importante é satisfazer todas as pessoas maravilhosas que me encheram de amor durante todos esses anos. Porque foram essas pessoas que queriam que eu fosse para o espaço da melhor maneira possível. Para elas (isso) é justiça”.
Pronto para voltar
Nos últimos anos, o turismo espacial, liderado na maioria por bilionários como Bezos, Elon Musk e Richard Branson, tem crescido bastante.
Jeff vê as curtas excursões no New Shepard como um trampolim para ambições maiores, incluindo o desenvolvimento de um foguete pesado completo e um módulo de pouso lunar.
E Edward está pronto para voltar. “Quero entrar em órbita. Quero dar a volta à Terra e ver a Terra inteira. É isso que quero fazer agora”, disse à NPR.
Com informações The Independent e CBS News.

Cachorra é adotada e salva tutor no mesmo dia de incêndio em casa: mordidinhas para avisar
Função desconhecida do iPhone salvou mulher após acidente e explosão do carro
Idoso de 87 anos que ainda trabalha ganha R$ 200 mil para se aposentar: “Ela é meu anjo”
Tem Lua Azul neste fim de semana; fenômeno raro, segundo a Nasa
Menino de 8 anos com voz de Michael Jackson viraliza e emociona o mundo; vídeo
Brasileira que vendia chips de celular vira estrela em campanha de Selena Gomez
Menino internado desde que nasceu recebe alta aos 4 anos e é aplaudido no hospital: vídeo
De Bangu para Yale: brasileiro da favela consegue bolsa integral e emociona o Brasil; vídeo
Quem é a primeira mulher a assumir o comando da PM de Minas Gerais em 251 anos; vídeo
Confirmado: piso salarial dos professores será de R$ 5.130; MP aprovada no Senado
Passageiros correm atrás de ladrão e recuperam celular de jovem que estava no ônibus; vídeo
Fim da escala 6×1 é aprovada com folga na Câmara e vai para o Senado; veja quem votou contra