SUS incorpora novos remédios para pessoas com HIV, câncer, asma e Crohn

O Sistema Único de Saúde (SUS) incorporou cinco novos remédios que vão fazer total diferença na vida de pacientes com HIV, câncer, asma e doença de Crohn.
Segundo o Ministério da Saúde, com as novas incorporações, mais de 14 mil pessoas serão beneficiadas com cuidados por meio da saúde pública.
Para pacientes com HIV, o ministério agora oferece o fostensair trometamol 600mg. O medicamento vai melhorar a qualidade de vida das pessoas com aids, principalmente as que desenvolvem uma condição multirresistente da doença.
Câncer no cérebro e pulmão
Na área oncológica, uma grande novidade é um método de monitoramento de funções neuronais, muito utilizado em cirurgias para retirada de câncer no cérebro.
Conhecido como MION, o procedimento funciona em conjunto com a equipe de saúde e pode diminuir o risco de lesões irreversíveis na hora da cirurgia.
Segundo o Ministério, a adoção do MION pelo SUS representa um ganho para o país, com 448 pacientes sendo beneficiados no primeiro ano.
E pacientes com câncer do pulmão agora tem uma nova esperança.
É o durvalumabe, medicamento usado nesse tipo de doença e que, em testes, apresentou resultados positivos. De início, o fármaco deve beneficiar 36 pacientes no 1° ano e 187 até o 5° ano.
Leia mais notícia boa
- Vacinação contra HPV agora é em dose única no Brasil; disponível no SUS
- SUS abre cadastro e convoca voluntários para ajudar nas enchentes do RS
- Bill Gates elogia SUS e redução da pobreza no Brasil; “Países podem imitar”
Alternativa para AIDS
O SUS também inovou no tratamento contra o HIV. O fostensavir trometamol 600mg fica disponível como uma alternativa aos antirretrovirais já existentes.
Pessoas com aids e que desenvolvem a condição última resistente do vírus, ficam mais suscetíveis a doenças oportunistas.
Agora, o fostensavir vem para somar com o etravirina 200mg, o último medicamento para pessoas multirresistentes incorporado há oito anos atrás.
Casos de asma
Se tratando de doenças crônicas, foi ampliado o uso do medicamento mepolizumabe 100mg/mL, para pacientes entre 6 e 17 anos que tenham asma eosinofílica grave refratária.
Já usado no tratamento de adultos, o medicamento melhora a vida do paciente, reduzindo as crises e o agravamento da enfermidade.
Para o 1° ano, o SUS estima beneficiar 22 pacientes. O número sobe para 110 no 5° ano.
Outro terapia adotada pelo SUS é o monitoramento do calprotectina fecal no intestino de pacientes com doença de Crohn.
Funcionando como um biomarcador, será possível identificar a atividade inflamatória no local.
Em comunicado, o Ministério disse que esse tipo de acompanhamento é fundamental para orientar a melhor forma de tratar o paciente.
“Essa é, inclusive, mais uma alternativa para monitoramento de pacientes, sendo menos invasiva – atualmente, é realizado por meio de exames de sangue, tomografia computadorizada e colonoscopia, exame padrão e mais invasivo. A expectativa é de atender 10.974 pacientes elegíveis no 1º ano e 12.331 no 5º ano”.

Após boicote de Níkolas Ferreira, chef Júlio Ritta serve picanha a 500 pessoas com fome; vídeo
Força Nacional vai proteger aldeias Guarani Kaiowá que sofreram ameaças e violência política
Cearense de 24 anos conquista ouro em competição mundial de Física e bate recorde brasileiro
Filha de faxineira vira médica no mesmo hospital onde a mãe trabalha há 23 anos
Cenoura está de volta! Personagem de Matheus Nachtergaele retorna em Cidade de Deus após 24 anos
Desemprego cai para 5,2% no Brasil, menor nível da história, e número de trabalhadores bate recorde
Vacina contra câncer de pâncreas ativa defesa do organismo em 99% dos pacientes em estudo
Exército do Lula inspira movimentos na França, Espanha e Argentina e dobra de tamanho em 2 dias
Halloween: enfermeiras fantasiam bebês internados na UTI para alegrar os pais; fotos fofas
Petrobras faz 3ª descoberta de petróleo na Foz do Amazonas, na costa do Amapá
Um CPF para essa gringa! Ela samba na cozinha do Canadá para desfilar no Carnaval do Rio; vídeo
Kobra inaugura mural gigante em homenagem a Ayrton Senna no Autódromo de Interlagos; vídeo