Dinamarca iguala salário para seleções feminina e masculina de futebol; homens recusam aumento

As seleções de futebol feminina e masculina na Dinamarca agora têm o mesmo salário simplesmente porque os jogadores homens se recusaram a receber mais. É um movimento pioneiro no futebol e que dá exemplo. A luta das mulheres por igualdade de condições no esporte é mundial e as queixas de discriminação são constantes.
“A seleção masculina optou por não pedir aumento salarial […] para melhorar as condições da seleção feminina”, disse o porta-voz do sindicato dos jogadores de futebol profissional da Dinamarca, Magnus Hviid.
Os jogadores da seleção masculina de futebol aprovaram também a redução de 15% na cobertura do seguro. Pelo acordo, haverá aumento de 50% na cobertura do seguro da seleção feminina de futebol e mais de 40% no seguro da seleção masculina de sub-21.
Belo exemplo
O novo acordo da Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU) entrará em vigor após o Euro 2024 e será válido por quatro anos. A iniciativa foi divulgada antes da estreia da seleção masculina de futebol, no Campeonato da Europa, quando haveria a partida com a Eslovênia.
Em comunicado, o sindicato dos jogadores profissionais reiterou que o esforço dos atletas é para garantir condições iguais para todos – homens e mulheres.
“É um passo extraordinário para ajudar a melhorar as condições das seleções femininas. Assim, em vez de procurarem melhores condições para si, os jogadores pensaram em apoiar a seleção feminina”, diz o comunicado.
Leia mais notícia boa
- Forças Armadas vão permitir alistamento militar de mulheres pela 1ª vez na história
- Por unanimidade, STF proíbe desqualificação de mulheres vítimas de violência
- Oficina de carros para mulheres tem manicure, enquanto aguardam o conserto
Seleções de futebol
A Dinamarca tem um histórico de paixão de futebol. Ao lado dos esportes de inverno, o futebol é o mais popular no país. As seleções de futebol de homens e mulheres estão sempre em destaque.
Com tradição do futebol feminino, a seleção da Dinamarca se mantém entre as 20 melhores da Europa.
Já seleção masculina de futebol tem uma vantagem competitiva desde os anos 1980, com três vitórias na primeira fase da Copa do Mundo de 1986, valendo o apelido de “Dinamáquina”
Informações Observador e The Local

Família adota cão enorme, quase do tamanho de um urso polar
Policiais dão material escolar a menino que vendia balas na rua
Rapper que viveu em abrigo pagou aluguel dos vizinhos do prédio ele onde foi criado
Betinho grava publi para bombeiros sem cobrar cachê e dá dicas sobre trilhas
Jovem atendente do WalMart paga conta de idosa e vai ganhar um carro de presente por isso
Empresa do cantor Jão lança cursinho gratuito para pessoas trans
Caneta emagrecedora semaglutida reduz risco cardiovascular; aprovada pela Anvisa
Começa Semana de Cinema com ingressos a R$ 10; veja os filmes
Jovem entra na enchente e salva caramelo que seria levado pela água; vídeo
Pais de bebê girafa beijam o filhote recém-nascido e vídeo fofo emociona as redes
Professora brasileira é eleita a mais influente do mundo, em Dubai
Orelha: como software francês ajudou a localizar autor da agressão ao cachorrinho