Três Zoos unem papagaios raros para tentar salvar a espécie

Para salvar uma espécie de papagaios raros, três zoos que se uniram para “casar” os bichinhos. A espécie de araras-de-testa-vermelha está ameaçada de extinção, o esforço é para se reproduzam e se juntem aos 300 que restam na natureza.
A ação uniu os zoos do Reino Unido – dois na Escócia e, outro na Inglaterra. São eles o Zoológico Twycross em Leicester, Inglaterra, e os Zoológico de Welsh Mountain e Zoológico de Edimburgo, ambos na Escócia.
Nativos da Bolívia, os papagaios raros estão na relação dos “criticamente em perigo” da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. Para os especialistas, a iniciativa do programa de conservação europeu é um “marco importante” do esforço global.
Esforço global
No Zoológico de Edimburgo, o curador assistente de pássaros Rhys McKie disse que é um momento de grande emoção quando um novo pássaro de espécies ameaçadas nasce.
“É sempre um dia emocionante quando um novo animal chega ao zoológico, mas reencontrá-los foi um momento muito especial”, lembrou o especialista.
Para ele, é uma grande alegria perceber que tanto esforço é recompensado. “Quando ele nasceu, foi a primeira vez em mais de 15 anos que a espécie foi reproduzida com sucesso no zoológico.
“Estou ansioso para que nossos visitantes tenham a oportunidade de vê-los juntos — e nossas outras espécies impressionantes de papagaios — em nosso habitat de papagaios”, reagiu Rhys.
Leia mais notícia boa
- Macacos têm senso de humor e brincadeiras fofas viram vídeo científico
- Bebê rinoceronte branco raro nasce no Chile; vídeo
- Nascimento raro: mamãe elefante tem gêmeos e eles passam bem!
Ameaça de extinção
A espécie de araras-de-testa-vermelha se destaca pelas penas vermelhas brilhantes na testa e pela longa cauda verde e azulada.
Na natureza, esses papagaios raros só podem ser encontrados em uma pequena região semidesértica e montanhosa da Bolívia, o que os torna únicos entre as araras.
Os pássaros se alimentam de plantas do deserto, como cactos, e são um dos principais dispersores de sementes da planta.
A Rebecca Biddle, diretora de conservação do Zoológico Twycross em Leicester, na Inglaterra, comemorou o esforço das equipes.
“Estou muito orgulhosa de ver o Zoológico de Twycross liderando o caminho para a conservação desta espécie incrivelmente importante”, disse. “Trazer este casal para Twycross para, esperançosamente, facilitar a reprodução no futuro, é um passo necessário e importante para salvar esta espécie”, afirmou ela, no Goodnewsnetwork.

Vaticano condena “cura gay” e acolhe população LGBTQIAP+ na igreja católica
Escondido, menino leva comida de festa para alimentar cachorro magrinho; vídeo
Funcionários de pizzaria veem cliente cantando parabéns sozinho e fazem surpresa linda; vídeo
Netinha de 4 anos salvou a vida da avó que teve queda em casa: muito esperta
Ninguém foi na inauguração da barbearia e vídeo da esposa bate 29 milhões de views; assista
Conheça a influencer de Libras de 11 anos: ela é ouvinte e traduz músicas para surdos; vídeo
Tratamento para linfoma de Hodgkin é aprovado pela Anvisa: reduz risco de morte em 60%
Brasileira mostra saga do namorado alemão que sonha em ter cartão do SUS e vídeo viraliza
Passaporte digital: veja como criar o seu no Google ID
Spray nasal contra demência reverte envelhecimento do cérebro em ratos; dizem cientistas
Michael Jackson sobe ao topo e é o mais ouvido do mundo no Spotify, após o filme
Desenrola 2.0: veja bancos que começaram a renegociar dívidas com desconto