Ex-boia fria completa 100 anos e diz que segredo da longevidade está na bondade

Com uma história de vida repleta de altos e baixos, Dona Tiana mantem um sorriso no rosto e a alegria de viver. A ex-boia fria faz 100 com a certeza de que o segredo da longevidade está na bondade e gentileza.
Moradora de Pindamonhangaba, em São Paulo, Sebastiana Justina de Oliveira vive atualmente em um Lar de Idosos. Ela adora lembrar do passado em que venceu muitos desafios.
“Eu aprendi de tudo na vida, eu fui boia-fria, cortadora de cana de açúcar, trabalhei em lavoura, fui doméstica, casei, trabalhei, porque era eu pobre, meu marido pobre. Então eu tinha que ajudar”, afirmou a ex-boia fria.
Outra vida
Depois de passar por tantas dificuldades, hoje Dona Tiana tem amigos, ama fazer o cabelo e as unhas e adora desenhar. No Lar de Idosos, é cuidada com muito carinho pelas profissionais.
Essas profissionais que organizaram a festa de 100 anos da idosa. Para as cuidadoras, o segredo da centenária está na forma como ela vive e entende os desafios, os quais enfrentou.
“Ela canta louvores, alguns até que a gente não conhece, ela canta numa felicidade, numa alegria, e quando ela não está pintando é isso que ela está fazendo, ela está louvando ao Senhor, que ela fala que é a melhor coisa que tem na vida hoje em dia”, conta Vivian.
Leia mais notícia boa
- Idosa faz 101 anos e ensina: é preciso dançar, se divertir e ter bons amigos por perto
- Aos 100 anos, idoso contraria o tempo e esbanja saúde e lucidez; ‘vontade de Deus’
- Após um AVC, idosa de 77 anos se descobre pelo balé; vídeo
Muitas comemorações
Para as comemorações dos 100 anos, Dona Tiana ganhou muitos mimos. Teve bolo, discurso e muita farra. Os amigos apareceram em peso.
Das cuidadoras, recebeu um kit arte: material de pintura e desenho, cadernos, lápis e canetinhas. O grande hobby da idosa no momento.
“Foi uma surpresa, estava muito bom, estava maravilhoso. Cem anos não são 40, né? Sabia que era meu aniversário, mas não sabia que ia ter aquela festa”, reagiu ao G1.

Ciência vai estudar irmãs brasileiras centenárias para descobrir segredo da longevidade
Jovens pintam imagem gigante de Vini Jr na rua e vídeo bate 4,8 milhões; assista
Caneta emagrecedora começa a ser testada no SUS em 250 pacientes: fim da bariátrica?
Lua de Morango será vista no Brasil bem no dia do jogo da Seleção contra o Japão
Abandono escolar cai no Brasil e reprovação tem maior queda dos últimos anos; veja motivo
Mãe comemora medalha de matemática do filho após caminhar 3 km por dia ir à escola; vídeo
Motoboy salva bebê que engatinhava sozinha na rua de madrugada; mãe foi presa
Quem é Martinelli, o herói que salvou Brasil de vexame na Copa, aos 50 do 2º tempo
FGV abre cursos online e gratuitos de Redes Sociais, Marketing e Estratégia digital: oportunidade
Manaus manda ajuda para Venezuela e agradece: “mandaram oxigênio na pandemia”
Mauricio de Sousa ganha estátua de bronze na Av. Paulista ao lado da Turma da Mônica
Quem é a primeira árbitra latino-americana a apitar um jogo masculino na Copa do Mundo