Agora a gotinha da vacina contra pólio é em dose injetável; entenda!

A partir desta segunda-feira (4), a gotinha da vacina contra pólio vai ser substituída por uma dose da vacina injetável. A decisão, que vale para todo o Brasil, é baseada em evidências científicas e recomendações internacionais.
Em setembro o Ministério da Saúde havia anunciado que a mudança começaria em breve e agora é oficial. Saem as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), e entra a dose da vacina inativada poliomielite (VIP) injetável.
Estados Unidos e vários países da Europa também já anunciaram a troca. A nova estratégia é mais um passo para a erradicação da poliomielite. O Brasil que não contabiliza casos da doença há 34 anos, felizmente!
O novo esquema
Com a mudança, a VOPb não será mais utilizada. No lugar, entra uma dose de reforço com VIP, aos 15 meses de idade. Veja como será o novo esquema:
- 2 meses – 1ª dose
- 4 meses – 2ª dose
- 6 meses – 3ª dose
- 15 meses – dose de reforço
Leia mais notícia boa
- Cientistas criam vacina que fortalece organismo para atacar células cancerígenas
- Aliança global vai comprar 500 mil doses de vacina Mpox para a África
- Mpox: OMS aprova primeira vacina para acelerar imunização na África
O esquema hoje
Hoje o esquema vacinal funciona com três doses da VIP:
- Aos 2,4 e 6 meses duas doses de reforço da VOPb,
- A gotinha, aos 15 meses
- E depois aos 4 anos de idade.
Decisão científica
A decisão da mudança foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas e recomendações de órgãos internacionais.
Para ser aceita no Brasil, a troca foi discutida em Reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI).
Além disso dos profissionais do órgãos, representantes de sociedades científicas, com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), estiveram presentes.
Zé Gotinha continua!
O famoso Zé Gotinha, personagem criado em 1980 e responsável por diversas campanhas contra a poliomielite, vai continuar existindo.
Além da pólio, o mascote também trabalha para conscientizar sobre a imunização contra outras doenças.
“O Zé Gotinha se tornou um símbolo universal na missão de salvar vidas e um aliado importante no processo de educação e combate às notícias falsas”, disse o Ministério da Saúde.

Conheça o cão gari que ajuda a limpar cidade e usa até uniforme
Carteira do Idoso: veja como tirar para ter cultura e transporte de graça
Garoto autista brasileiro com foco em automobilismo é vice-campeão de kart
Gêmeas são aprovadas em 1º lugar em Medicina e Direito na UFSM
Campanha de fotos em caixa de leite ajuda a encontrar pessoas desaparecidas no Brasil
Histórico! Lucas Pinheiro conquista a primeira medalha de ouro do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno
Desligue o wi-fi do celular antes de ir para o Carnaval; veja dicas de segurança
Felca pede disque-denúcia para maus-tratos de animais após caso do cão Orelha
Shakira grava vídeo sobre show em Copacabana, no Rio, assista
Brasileiro de 8 anos é convocado para representar o país no Mundial de Karatê na Itália