MEC fará Enem dos professores para escolas públicas; concurso unificado

Vem aí o Enem dos professores, um concurso público unificado para todo país. A ideia do MEC é ajudar estados e municípios na seleção de profissionais para as escolas públicas.
Atualmente estados e municípios são autônomos para as seleções. O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dos Professores faz parte de uma série de ações para valorizar o magistério, sobretudo da educação básica.
Há, ainda, o “Pé-de-Meia das Licenciaturas”, que se destina a doar bolsas como apoio para estudantes que ingressem na universidade para seguir a carreira docente.
O anúncio da novidade
O Ministério da Educação (MEC) prepara para este mês o anúncio dos detalhes sobre essas ações. Tanto o Enem dos Professores como também o Pé-de-Meia das Licenciaturas.
O secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini, disse que os estados e municípios terão suporte federal. “A ideia é que o ministério forneça as ferramentas para uma boa avaliação e que estados e municípios utilizem essa ferramenta da melhor maneira possível.”
Segundo o secretário executivo, essa demanda é antiga. “A seleção de professores é um gargalo nesse país hoje, nós temos um movimento crescente de professores temporários em estados e municípios”, disse o secretário.
Leia mais notícia boa
- Ranking mostra 10 países que pagam maiores salários para professores
- Vai fazer Enem dos concursos? Veja dicas importantes de especialistas
- Professora usa próprio corpo como escudo para proteger aluno do ataque de gangue
Livre escolha
Barchini ressaltou que os estados e municípios poderão definir se vão querer aderir ao Enem dos Professores.
“Há um incentivo muito grande que é a organização da prova, que não é algo simples. A gente vai economizar muitos recursos de estados e municípios que gastam bastante fazendo concurso”, disse ele em entrevista coletiva, segundo a Agência Brasil.
Segundo o secretário, há orçamento assegurado para a realização de um concurso público unificado para professores em todo país.
“É algo que já está equacionado. Nós já temos recursos suficientes no Ministério para conseguir conduzir.”
Porém, sobre o “Pé-de-Meia para as Licenciaturas”, Barchini disse que o governo aguarda a disponibilidade orçamentária.

Maqueiro herói entra em rio e salva criança autista que estava se afogando no RJ
Coelha salva família toda de incêndio de madrugada em casa, no Amazonas; vídeo
Alison dos Santos é ouro de novo, agora em Oslo e segue invicto; o Piu voa!
Rayssa Leal entra para lista da Time das pessoas mais influentes do mundo
Copa do Mundo: lojas e shoppings vão liberar funcionários antes dos jogos do Brasil, no DF
Filha de brasileira vence 28 candidatos e será juíza federal nos Estados Unidos
Mulher salva vizinho que teve ataque cardíaco de madrugada; filho dele pediu socorro
Aposentado ganha prêmio da loteria em dobro e fica milionário: “melhor erro que já cometi”
Jennifer Lopez chora ao falar de Ainda Estou Aqui e emociona Fernanda Torres; vídeo