Exame de DNA inocenta homem preso há 30 anos por assassinato

Após 30 anos de espera, um exame de DNA inocenta um homem que passou quase 3 décadas na cadeia por um crime que não cometeu. Ele sempre repetia isso, mas ninguém acreditava. Agora, finalmente, ele está em liberdade.
Gordon Cordeiro, de 51 anos, do Havaí, nos Estados Unidos, mal podia acreditar, após ter perdido toda a juventude atrás das grades. Ele foi acusado de assassinar, nos anos de 1990, Tim Baisdell durante um acordo de tráfico de drogas que virou assalto na ilha de Maui. Ele enfrentou dois julgamentos, em 1994 e foi sentenciado à prisão perpétua injustamente.
A ong Hawaiian Innocence Project, que defende pessoas inocentes lutou pela liberdade de Gordon e conseguiu depois de um pedido de exame mais detalhado das evidências encontradas no dia do crime. Foi aí que o DNA encontrado em um bilhete que estava no bolso da vítima ajudou a esclarecer a real autoria do crime.
Muitas lágrimas
No dia em que a juíza Kristin Hammam ordenou a libertação de Gordon, muitos que estavam no tribunal, que estava lotado, ficaram emocionados.
“Ele chorou, todos nós choramos”, disse Kenneth Lawson, codiretor do Hawaii Innocence Project, à CBS News. “Depois de passar por dois julgamentos, você perde a fé no sistema de justiça. Ouvir finalmente um juiz dizer: ‘Estou anulando suas condenações’, foi quando ele caiu na real.”
Kenneth disse que houve falhas graves e má fé, desde o início das investigações, causando um “pesadelo de mais de 30 anos” a Gordon. Para ele, também houve erro do judiciário.
Leia mais notícia boa
- Homem preso injustamente é libertado 29 anos depois; justiça feita!
- Ator que ficou 24 anos preso injustamente é inocentado; presidente pediu desculpas
- Defensoria consegue pensão vitalícia e indenização para homem preso injustamente em MG
Primeiro desejo
Agora em liberdade, Gordon disse que tem um desejo em especial: visitar o túmulo da mãe, em Makawo, no Havaí.
A mãe de Gordon morreu dias antes de ele ser preso. Ela tinha apenas 49 anos.
Imagina a dor dessa família durante todo esse tempo.
Gordon não informou quando vai entrar na justiça para exigir a indenização que merece por essas décadas de injustiça.

Vizinhos salvam menina de 3 anos pendurada no 12º andar de prédio na China; vídeo
Em tempos de IA, estúdio de Coraline leva 7 anos para criar novo filme à mão, quadro a quadro; vídeo
Brasil supera Arábia Saudita e se torna 2º maior fornecedor de petróleo para a China
Deu certo! Papa Leão XIV não precisará de mais tratamento contra câncer após cirurgia
Barbeiro encontra R$ 690 mil em dinheiro esquecido em caixa eletrônico e devolve tudo; vídeo
Cachorrinho tenta ajudar a empurrar maca de tutor ferido e emociona equipe de hospital; vídeo
Debate da Globo terá checagem de fake news online feita pelo ICL Notícias; saiba como assistir
“Bom diaaa!” Agricultor de 70 anos conversa com família de ratões-do-banhado e derrete corações; vídeo
Bebês internados ganham toucas divertidas feitas por profissionais de hospital em Fortaleza; fotos