Mulher volta a enxergar após cirurgia de ceratocone em MG; “maior sonho”

Que alívio. Essa mulher sempre teve o sonho de enxergar com clareza, mas a ceratocone impedia. Agora, depois de uma cirurgia corretiva, a capacidade da visão voltou e ela vai viver uma nova vida com 10 graus de visão a mais!
Rafaela Aparecida Silva, de 32 anos, é moradora de São Francisco de Paula, Minas Gerais. Diagnosticada com a doença aos 20 anos, ela enfrentou uma longa jornada de dificuldades visuais e limitações no dia a dia.
Com a ajuda da família e de uma campanha de doação online, ela conseguiu arrecadar o valor para o procedimento. O resultado foi um sucesso e devolveu a Rafaela o sonho de ver a vida com seus próprios olhos!
Luta pela visão
A ceratocone é uma doença ocular progressiva que afina e deforma a córnea, prejudicando gravemente a visão. Para Rafaela, a descoberta foi bem assustadora.
A atendente de farmácia convivia com dificuldades diárias. Sem saber se algum dia poderia ver o mundo com clareza, ela vivia superando barreiras.
“De um dia para o outro, comecei a não enxergar. Procurei um oftalmologista na cidade e fui diagnosticada com ceratocone. Desde então, passei a usar lentes rígidas, que eram as únicas que me proporcionaram uma visão razoável”, disse ao G1.
Leia mais notícia boa
- Homem volta a enxergar após procedimento inédito na Irlanda; lendo de novo
- Novo olho biônico poderá fazer pessoas com cegueira enxergarem; revolucionário
- Novo colírio pode curar cegueira em cavalos e humanos; dizem cientistas
Busca pela cirurgia
O tempo passou e a doença se agravou. As lentes deixaram de ser eficazes e enxergar estava cada vez mais difícil. O baque veio ao tentar tirar carteira de habilitação. Na época, Rafaela não conseguiu passar no psicotécnico.
“Eu não enxerguei nada”, lamentou.
Ao procurar um médico especialista, ela ouviu que precisava de uma cirurgia com urgência ou o caso poderia evoluir para um transplante.
Nova vida
No dia 17 de fevereiro, Rafaela passou pela cirurgia de implante do Anel de Ferrara, um pequeno dispositivo que melhora a curvatura da córnea.
O procedimento durou aproximadamente 20 minutos e foi custeado com a ajuda de familiares, amigos após uma vaquinha online.
“Voltar a enxergar era o meu maior sonho. Quem vive com ceratocone enfrenta desafios que muitas pessoas nem imaginam. A visão, que parece algo tão simples para muitos, para mim era um obstáculo diário. Hoje, graças a Deus e à solidariedade das pessoas, eu tenho uma nova chance”, comemorou a mulher.

Operários se unem para salvar cachorro idoso e cego atolado na lama em SP; vídeo
Mega-Sena acumula de novo e prêmio vai a R$ 150 milhões; veja as dezenas sorteadas
Brasileira conquista terceiro ouro seguido no taekwondo mundial após cirurgia no quadril
Vacina brasileira inédita contra malária é liberada pela Anvisa para testes em humanos
Idosos 70+ anunciam que vão votar no segundo turno para virar a eleição e vídeo viraliza
Família adota o filhotinho caramelo rejeitado após mãe e a irmã serem adotadas em SP: novo nome; vídeo
Elefantinha ferida por lança é salva e encontra melhor amiga em santuário no Quênia
Quem é Ana Elisa, a mulher mais votada de Minas que vai ajudar Lula nas redes para a reeleição
Mulher salva coruja presa em arame farpado com ajuda de desconhecidos: corrente do bem
Nobel da Paz 2026 vai para jurista idosa que ajudou vítimas de guerra e enfrentou genocídio
34 anos após os caras-pintadas, veja manifestações de estudantes pelo Brasil em apoio a Lula; vídeo
Carreta que detecta câncer de pulmão ganha prêmio após diagnosticar 18 casos na Bahia