Mulher volta a enxergar após cirurgia de ceratocone em MG; “maior sonho”

Que alívio. Essa mulher sempre teve o sonho de enxergar com clareza, mas a ceratocone impedia. Agora, depois de uma cirurgia corretiva, a capacidade da visão voltou e ela vai viver uma nova vida com 10 graus de visão a mais!
Rafaela Aparecida Silva, de 32 anos, é moradora de São Francisco de Paula, Minas Gerais. Diagnosticada com a doença aos 20 anos, ela enfrentou uma longa jornada de dificuldades visuais e limitações no dia a dia.
Com a ajuda da família e de uma campanha de doação online, ela conseguiu arrecadar o valor para o procedimento. O resultado foi um sucesso e devolveu a Rafaela o sonho de ver a vida com seus próprios olhos!
Luta pela visão
A ceratocone é uma doença ocular progressiva que afina e deforma a córnea, prejudicando gravemente a visão. Para Rafaela, a descoberta foi bem assustadora.
A atendente de farmácia convivia com dificuldades diárias. Sem saber se algum dia poderia ver o mundo com clareza, ela vivia superando barreiras.
“De um dia para o outro, comecei a não enxergar. Procurei um oftalmologista na cidade e fui diagnosticada com ceratocone. Desde então, passei a usar lentes rígidas, que eram as únicas que me proporcionaram uma visão razoável”, disse ao G1.
Leia mais notícia boa
- Homem volta a enxergar após procedimento inédito na Irlanda; lendo de novo
- Novo olho biônico poderá fazer pessoas com cegueira enxergarem; revolucionário
- Novo colírio pode curar cegueira em cavalos e humanos; dizem cientistas
Busca pela cirurgia
O tempo passou e a doença se agravou. As lentes deixaram de ser eficazes e enxergar estava cada vez mais difícil. O baque veio ao tentar tirar carteira de habilitação. Na época, Rafaela não conseguiu passar no psicotécnico.
“Eu não enxerguei nada”, lamentou.
Ao procurar um médico especialista, ela ouviu que precisava de uma cirurgia com urgência ou o caso poderia evoluir para um transplante.
Nova vida
No dia 17 de fevereiro, Rafaela passou pela cirurgia de implante do Anel de Ferrara, um pequeno dispositivo que melhora a curvatura da córnea.
O procedimento durou aproximadamente 20 minutos e foi custeado com a ajuda de familiares, amigos após uma vaquinha online.
“Voltar a enxergar era o meu maior sonho. Quem vive com ceratocone enfrenta desafios que muitas pessoas nem imaginam. A visão, que parece algo tão simples para muitos, para mim era um obstáculo diário. Hoje, graças a Deus e à solidariedade das pessoas, eu tenho uma nova chance”, comemorou a mulher.

Estudante brasileiro ganha prêmio da Apple por IA Libras: traduz Língua de Sinais pelo celular; vídeo
A medula pegou! Médicos fazem homenagem na alta da menina que recebeu medula da mãe; vídeo
Gol de placa! Richarlison doa R$ 60 mil para bebê ter nova chance de enxergar
Ayrton Senna é imortalizado como Herói da Pátria, como Tiradentes e Irmã Dulce; entenda
Dias após transplante de pulmão, mulher canta “Tempo Perdido” pela primeira vez sem perceber; vídeo
Esvazie a lixeira do WhatsApp e libere memória para destravar o celular; passo a passo
Menino honesto volta, devolve figurinha da Copa que levou por engano e emociona vendedora; vídeo
Adeus aos comprimidos? Adesivo para intolerância à lactose promete agir por até 12 horas
Douglas Santos manda vídeo carinhoso e surpreende alunos de escola pública: gratidão
Vendedor de bananas faz oração antes de começar o trabalho e video de fé viraliza
Caminhoneiro constrói mais de 1,7 mil casinhas para proteger cães e gatos do frio
Começou: menores de 16 anos terão assento nos voos ao lado dos responsáveis