Garoto brasileiro de 5 anos entra para o Mensa, grupo dos 150 mil gênios do mundo

O garoto brasileiro Thomas Manke, de 5 anos, é de Blumenau, em SC, e já está muito conhecido fora de lá. Ele agora faz parte da lista dos 150 mil gênios do mundo, que integram a Mensa. Com tão pouca idade, Thomas tem interesses que vão da geografia mais específica até astronomia e o preço do café. Olha isso!
Ele tem um QI de 135 e um perfil de superdotação e altas habilidades. Aos 5 anos, ele reconhece todas as 193 bandeiras dos países do mundo e sabe organizá-los do menor para o maior em extensão territorial. O garoto também domina a tabuada e é fascinado por astronomia e matemática.
O interesse pelos mais variados temas o leva a buscar conhecimento de forma autodidata, seja por livros, vídeos ou até mesmo perguntando para a assistente virtual Alexa. Os pais afirmam que, com o passar dos anos, os interesses e domínios do menino aumentaram, informou o Município de Blumenau.
Leia mais notícia boa
- Minigênio brasileiro de 2 anos é o mais jovem em sociedade de alto QI; vídeo
- Bebê usou máscara de oxigênio improvisada com embalagem de bolo tem alta da UTI em Natal
- Aluno de escola pública de Goiás vence desafio da Nasa
Rotina de Criança
As altas habilidades não mudaram a rotina de criança de Thomas. Ele frequenta a educação infantil desde os 2 anos e gosta de brincar com os amigos, especialmente com carrinhos. Porém, prefere as crianças mais velhas. Ele não liga para jogos de bola nem bicicleta.
Os prazeres em aprender de Thomas vão desde geografia, decorando países, capitais, fronteiras e pontos turísticos, ao estudo do sistema solar, planetas e astronomia.
Recentemente, ao assistir a uma reportagem sobre o aumento do preço do café, Thomas se interessou pelo tema e, por conta própria, pesquisou sobre os maiores produtores do mundo, sendo capaz de listar os dez principais.
Os gênios do mundo
Esses gênios são pessoas avaliadas como com altas habilidades, no passado chamado de superdotadas. Eles têm uma condição do neurodesenvolvimento que indica desempenho cognitivo elevado e um alto nível de Quociente de Inteligência (QI).
Só no Brasil, são de 2 mil pessoas cujo QI é maior do que o de 98% da população.
Para ingressar na Mensa, é preciso fazer uma prova que mede a inteligência, de acordo com os testes de QI aceitos mundialmente, como o Stanford-Binet e o Cattell.
Testes de habilidades
Para avaliar as habilidades, são feitos vários testes de lógica, inteligência fluida (definida pela capacidade de resolver novos problemas sem conhecimento prévio) e razonamento verbal, capacidade de identificação de padrões visuais-espaciais, memória e inteligência cristalizada (definida pelo conhecimento adquirido), segundo a Revista Forum.
Thomas, que tem um QI de 135, é considerado muito próximo da superdotação. A média do QI costuma variar entre:
- 80 – 89: capacidade cognitiva normal;
- 90 – 109: faixa padrão para a maioria dos indivíduos;
- 110 – 119: acima da média, com habilidades cognitivas um pouco superiores;
- 130 – 144: alto desempenho cognitivo, no nível de sociedades como a Mensa;
- 145+: nível intelectual raro, classificado como “genial”.
A média de QI de um brasileiro comum de 89 pontos.

Mais de 70 milhões já têm a nova identidade; veja como baixar a CIN digital no celular
Tecnologia da USP consegue repigmentar pele com vitiligo em 15 dias, em testes com animais
Cantareiros cantam Michael Jackson em hospital e emocionam pacientes no Rio; vídeo
Menino baterista de 3 anos encara primeiro show sem medo e impressiona no palco; vídeo
Bebê recém-nascida ouve a voz do pai e para de chorar na hora; vídeo
Fernanda Montenegro chora ao ser ovacionada nos 60 anos do Teatro Casa Grande, no Rio; vídeo
Gari encontra e devolve dinheiro e documentos no Rio: bateu de porta em porta até achar o dono
Jovem imita som de andorinha e filhotes abrem o bico na mesma hora para comer; vídeo
Vendedor de carros vira príncipe aos 26 anos na Bélgica: pai reconheceu oficialmente a paternidade
Amigos fazem roda de samba em frente a hospital para músico que vai fazer cirurgia no coração; vídeo
Cauã Reymond ganha flores da filha e mostra que não tem masculinidade frágil: “Adoro ganhar”
Mãe se forma em Fisioterapia para cuidar do filho com AME: “Foi por você”; vídeo