Menino salva amiguinho engasgado na escola: “só fiz o que tinha que ser feito”

O reflexo rápido desse menino de apenas 9 anos salvou a vida de um amiguinho que estava engasgado na escola. Depois disso, o garoto se tornou um verdadeiro herói no colégio e na cidade.
Jayceon Brach estava jogando basquete com o amigo Donye Morre, de 7 anos, na Carolina do Norte, Estados Unidos. De repente, percebeu que o colega começou a engasgar e não conseguia respirar, depois de comer uma barra de granola.
O momento foi gravado pela câmera de segurança da escola e mostra como Jayceon agiu. O pequeno segurou o amigo e realizou a manobra de Heimlich, com duas compressões no abdômen de Donye, que conseguiu cuspir o alimento e voltar a respirar. Ufa!
Como aprendeu a manobra de Heimlich
Em entrevista ao WRAL News, Jayceon explicou que aprendeu a manobra de Heimlich por meio de um vídeo na internet.
Ele se interessou pelo tema depois de ver o professor realizando o procedimento em um outro aluno que havia engasgado.
“Eu não sabia que ele estava realmente engasgado, então eu apenas fiz o que tinha que fazer, que era um Heimlich”, contou o garotinho esperto.
Leia mais notícia boa
- Mãe se emociona ao ouvir coração de filho falecido batendo no peito de outro menino; vídeo
- Entregador herói salva vida de mulher que não atendeu a campainha; desmaiada em casa
- Pescadores salvam homem que caiu da ponte Rio-Niterói: 72 metros de altura; vídeo
Reação dos pais e da escola
Os pais dos meninos, que são muito amigos, ficaram gratos pela atitude de Jayceon.
Aja Morre, mãe de Donye, contou que se surpreendeu ao ver as imagens.
“No começo, eu não entendi que ele tinha que fazer a manobra de Heimlich ou algo assim. Foi surpreendente. Estou muito grata que o amigo conseguiu fazer isso nele.”
Já Eric Johnson, diretor executivo da Raleigh Oak Charter School, explicou que a ação de Jayceon é reflexo do que a escola ensina.
“Ensinamos nossos filhos a cuidar uns dos outros, então este é realmente um excelente exemplo disso”, declarou.
Como aplicar a manobra de Heimlich
A manobra feita pelo menino mais velho é muito usada em casos de engasgo por corpo estranho.
- Para fazer Heimlich, é preciso se posicionar atrás da pessoa engasgada.
- Depois, abraçando-a pela cintura, incline-a para frente.
- Com a mão fechada, coloque o polegar da mão cerrada na parte superior do abdômen da pessoa, logo abaixo do osso do peito.
- Agora, coloque a outra mão sobre a primeira e pressione firmemente para dentro e para cima, com movimentos rápidos e bruscos.
- Repita os movimentos até que a pessoa consiga expelir o corpo estranho e voltar a respirar.
Veja como Jayceon foi rápido para salvar o amigo:

Pai de 69 anos vira único espectador da apresentação da filha de 18 em MG; vídeo
Funcionário do McDonald’s paga lanche de cliente que esqueceu a carteira e ganha surpresa pela generosidade
Fundador da Nike faz doação de US$ 1 bilhão para criar faculdade de engenharia e impulsionar ciência
Rick Wakeman toca piano para 150 ursos resgatados e 11 se aproximam para ouvir; vídeo
Filhote de elefante-marinho nasce no litoral de SC e ocorrência rara surpreende especialistas; vídeo
Dia das Crianças na Quebrada prepara nova ação para outras 500 famílias no DF; ajude
Fã mirim corre para abraçar Simone Mendes, derruba cantora e ganha colo no palco; vídeo
Shakira cumpre promessa, reencontra crianças de Uganda e dança com elas na Espanha; vídeo
Árvore famosa derrubada ilegalmente renasce e ganha novos brotos 3 anos depois; fotos