Com apenas 8 mil habitantes, cidade em MG é eleita a mais inteligente do Brasil

Essa pequena cidade de Minas Gerais (MG) de 8 mil habitantes conquistou um feito inédito: foi eleita a cidade mais feliz e inteligente do Brasil. Conheça São Gonçalo do Abaeté!
Localizada no Alto Paranaíba, o local ganhou o título na Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, uma premiação internacional que celebra iniciativas inovadoras que melhoram a vida dos habitantes.
O projeto premiado foi o “São Gonçalo Mais Feliz: Sustentabilidade e Bem-Estar na Gestão Pública Municipal”, na categoria Cidades Inteligentes. A partir de um conceito chamado Felicidade Interna Bruta (FIB), os gestores do município conseguiram aumentar o bem-estar da população e desenvolver, ainda mais, a cidade.
O que é FIB
O conceito de FIB surgiu como uma alternativa ao Produto Interno Bruto (PIB), um tradicional indicador econômico.
A ideia é medir o progresso de uma sociedade ao mesmo tempo que considera saúde, educação, governança e mesmo ambiente.
O FIB também leva em conta a diversidade do Meio Ambiente, Padrão de Vida, Vitalidade da Comunidade e o Bem-Estar Psicológico.
Com base nesses aspectos, São Gonçalo do Abaeté estruturou toda uma gestão municipal para atender às reais necessidades da população. O resultado? Mais qualidade de vida!
Leia mais notícia boa
- Carteira salva menina de ataque de cachorro e é homenageada na cidade
- Arqueólogos descobrem cidade subterrânea do Egito antigo, embaixo das pirâmides de Gizé
- Sai ranking das cidades mais baratas para se viver no Brasil; cabe no bolso!
Impacto na população
Os resultados são visíveis na rotina da população da cidade.
Ao longo do estudo, os moradores relataram uma maior sensação de pertencimento, qualidade de vida elevada e um ambiente mais acolhedor e equilibrado.
A abordagem também gerou reconhecimento nacional, com o local entrando no mapa das cidades inteligentes.
Outra iniciativas
E não para por aí. Diversos programas e parcerias também foram criados para impulsionar o desenvolvimento local.
A Sala Mineira do Empreendedor, por exemplo, é um espaço voltado ao apoio de pequenos empreendedores.
Já o Programa Restaurar é voltado à sustentabilidade e gestão ambiental da cidade.
Veja um voo de drone pela cidade:

Ciência vai estudar irmãs brasileiras centenárias para descobrir segredo da longevidade
Jovens pintam imagem gigante de Vini Jr na rua e vídeo bate 4,8 milhões; assista
Caneta emagrecedora começa a ser testada no SUS em 250 pacientes: fim da bariátrica?
Lua de Morango será vista no Brasil bem no dia do jogo da Seleção contra o Japão
Abandono escolar cai no Brasil e reprovação tem maior queda dos últimos anos; veja motivo
Mãe comemora medalha de matemática do filho após caminhar 3 km por dia ir à escola; vídeo
Cão Tsunami vira herói na Venezuela: já localizou e salvou 12 soterrados pelo terremoto duplo; vídeo
Resgates de crianças e adultos encontrados vivos no terremoto na Venezuela emocionam o mundo; vídeo
Mauricio de Sousa ganha estátua de bronze na Av. Paulista ao lado da Turma da Mônica
Quem é a primeira árbitra latino-americana a apitar um jogo masculino na Copa do Mundo
Confirmado: Neymar manda ajuda de R$ 1,3 milhão para atingidos pelo terremoto na Venezuela