Aposentados: ressarcimento do dinheiro desviado do INSS começa dia 24, confirma ministro

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, confirmou nesta quinta-feira (3) que o ressarcimento dos aposentados, sobre o dinheiro desviado do INSS, começa a partir do dia 24 deste mês.
A informação foi dada durante entrevista ao programa Voz do Brasil, da EBC, Empresa Brasil de Comunicação. Segundo o ministro, 2,1 milhões de aposentados e pensionistas já estão aptos a receber o ressarcimento pelos descontos irregulares de mensalidades associativas nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O ministro também comentou a decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que homologou o acordo para realização dos pagamentos. Ele explicou que o acordo foi necessário para dar rapidez ao processo de devolução dos recursos e evitar questionamentos jurídicos.
O pagamento
Com a homologação do acordo pelo STF, os pagamentos devem começar a 24 de julho e serão feitos de 15 em 15 dias, a partir da data inicial.
Cada lote deve contar com o ressarcimento de 1,5 milhão de beneficiários. Aposentados e pensionistas receberão valores na folha de pagamento.
Os valores serão corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador da inflação.
Leia mais notícia boa
- Justiça libera R$ 2,3 bilhões para aposentados e pensionistas do INSS; veja quem tem direito
- Aposentados vão receber R$ 1,7 bilhão de atrasados do INSS; veja quem tem direito
- Idoso mais velho do Brasil tem 118 anos, faz aulas de pilates e pula carnaval; INSS que lute
Como aderir ao acordo
Wolney Queiroz disse que o governo federal deve editar uma medida provisória para viabilizar os pagamentos.
Para aderir ao acordo, quem foi lesado pelas associações envolvidas no esquema deverá contestar administrativamente o desconto, ou seja, entrar em contato diretamente com o INSS, por meio dos canais de atendimento do órgão.
Isso pode ser feito pelo aplicativo oficial, pelo telefone 135 ou presencialmente nas agências dos Correios.
A adesão será voluntária.
Em contrapartida, quem entrou na Justiça para receber o ressarcimento deverá desistir da ação contra o INSS, que se compromete a pagar 5% de honorários advocatícios nas ações individuais propostas antes de 23 de abril de 2025.
Fora do arcabouço fiscal
O acordo enviado para chancela do STF foi fechado entre a a Advocacia-Geral da União (AGU), o INSS, o Ministério da Previdência Social, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Defensoria Pública da União (DPU) e o Ministério Público Federal (MPF). Todos os órgãos participaram de uma conciliação aberta por Dias Toffoli
O acordo que prevê a devolução integral e imediata dos descontos fraudulentos em aposentadorias e pensões do INSS que eram destinados a entidades associativas.
Pela decisão de Toffoli, os recursos ficarão de fora da meta fiscal do arcabouço fiscal.
“Quando acontece um caso como esse, que é extraordinário, isso não pode ser computado como um gasto do governo. Esses gastos têm que ser considerados extraordinários para que não compute dentro do teto de gastos estabelecidos pelo governo. Com essa concordância do STF, o governo poderá editar uma medida provisória e pode fazer com que o Congresso aprove essa medida para que o governo tenha disponibilidade financeira para fazer o pagamento”, explicou.
Para o ministro, o acordo representa o consenso entre o governo e o Judiciário. “É um dia de festa para nós, comemorar o retorno desses recursos para o bolso dos aposentados. Uma grande vitória do governo, uma grande vitória do presidente Lula, que me delegou pessoalmente essa tarefa de fazer com que nenhum aposentado e nenhum pensionista fique no prejuízo”, completou.

Anvisa libera medicamento experimental para Lito Sousa e a família comemora
Polícia investiga homofobia contra o ator João Victor, o Mau-Mau; perfil de streamer sai do ar: vídeo
Alison dos Santos, o Piu, vence pela terceira vez na Diamond League; veja a história dele
Garota desfila com vestido de festa feito com sacolas plásticas em trabalho escolar e vídeo viraliza
Fisioterapeuta conta aos pequenos pacientes que está grávida e reações são uma fofura: vídeo
Mosaico gigante de artista de Brasília fica pronto em igreja de MG e surpreende a cidade; vídeo
Enfermeiro corta cabelo de pacientes de graça e ajuda a recuperar autoestima em hospital do SUS
Araras selvagens visitam janela de mulher todos os dias após criarem laço de confiança; vídeo
Rock in Rio 2026 começou com Foo Fighters: veja o line-up do fim de semana
Sai ranking dos 10 destinos mais procurados para o feriado prolongado de 7 de Setembro
Polícia liberta mãe que pediu socorro em bilhete escrito no caderno do filho: cárcere privado