Baleia presa em rede de pesca é resgatada com Stand Up Paddle, em praia de Florianópolis; vídeo

Esta cena emocionou o Brasil nos últimos dias. Uma baleia-franca estava presa a uma rede de pesca, enquanto o filhote dela a acompanhava, nadando pertinho, foi resgatada por um especialista que se aproximou do mamífero de pé, usando uma prancha de Stand Up Paddle.
O momento do resgate foi gravado por um drone e o especialista conseguiu retirar a rede que envolvia parte do corpo da baleia, com segurança para os animais e para ele. O procedimento foi feito com a máxima cautela, para não causar ferimentos ou mais estresse na baleia.
A cena foi registrada na Praia da Ponta do Papagaio, em Palhoça, na Grande Florianópolis. A tranquilidade da mãe e do filhote durante todo o tempo chamou a atenção das equipes. Os dois nadavam de forma serena, como se entendessem que a ajuda tinha chegado.
Chuva de aplausos
O resgate foi bem-sucedido e aconteceu com o apoio de profissionais capacitados, que agiram com muito cuidado e respeito à vida marinha. O vídeo do resgate, repostado no Instagram do Só Notícia Boa, arrancou uma chuva de aplausos dos seguidores. Assista abaixo.
Assim que foi acionado, o Corpo de Bombeiros enviou uma equipe com uma embarcação para avaliar a situação. A Polícia Militar Ambiental também esteve no local e reforçou o apoio à operação. Como a baleia mergulhava sempre que as embarcações se aproximavam e se mostrava tranquila, os especialistas decidiram não forçar um resgate imediato, evitando o risco de estressar os animais.
Um drone foi utilizado para monitoramento aéreo, permitindo que os profissionais acompanhassem os movimentos da baleia e do filhote com segurança. A análise das imagens mostrou que os dois continuavam nadando bem e sem sinais de sofrimento, o que deu tempo para a abordagem mais segura e planejada com o Stand Up Paddle.
Leia mais notícia boa:
- Moradores salvam dezenas de baleias encalhadas em praia da Islândia
- Paul Watson: Interpol suspende Alerta Vermelho contra ativista de baleias após pressão
- Voluntários salvam mais de 30 baleias encalhadas; usaram lençóis!
Resgate com sucesso
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que a baleia e o filhote continuarão sendo monitorados nos próximos dias.
A intenção é garantir que ambos estejam saudáveis e possam seguir tranquilos pela rota migratória.
A baleia-franca (Eubalaena australis) é uma espécie protegida e comum no litoral de Santa Catarina entre julho e novembro, período em que elas usam a região para acasalar e dar à luz seus filhotes.
Veja como foi o momento do resgate:
Ver essa foto no Instagram