Ney Matogrosso 84 anos: “vou morrer defendendo a liberdade até o fim, sou um homem livre”

Ney Matogrosso, completou 84 anos no último dia 1º de agosto, cheio de vida, saúde, projetos, entrevistas e defendendo a liberdade, como sempre.
Em um vídeo postado nas redes sociais, Ney deixa um recado profundo e reflexivo sobre a importância das pessoas serem respeitadas do jeito que são e defenderem sua liberdade. Ele confirmou ao Só Notícia Boa que o depoimento foi dado durante um documentário que gravou para o Canal Curta.
“Eu nasci transgressor e vou morrer transgressor. Tenho consciência do exercício da liberdade. Vou morrer defendendo a liberdade até o fim. Sou um homem livre. Somos seres livres e temos que afirmar isso o tempo todo”, disse o mega-artista no vídeo.
“Todos podemos”
No trecho da entrevista, exibida no Instaram, Ney fala que liberdade não apenas uma questão pessoal, dele:
“A liberdade que eu tanto preso para mim, eu ofereço às pessoas e digo para elas: Não se satisfaçam com a minha manifestação. Eu sou um, cada um de vocês é um e todos podemos. O que não podemos é deixar de ser quem somos”, alertou.
E disse que as pessoas não devem aceitar tudo passivamente, caladas. É preciso reagir: “Temos que nos manifestar sempre contra as injustiças”, afirmou.
Leia mais sobre o Ney:
- Ney Matogrosso elogia jovem que dançou Homem com H em festa junina da escola; vídeo
- Homem com H: filme sobre Ney Matogrosso bate 600 mil espectadores nos cinemas
- Ney Matogrosso diz o que achou de ser enredo da Imperatriz Leopoldinense no Carnaval 2026
- Ney Matogrosso se emociona na pré-estreia de Homem com H e é aplaudido por famosos; vídeo
- Ney Matogrosso fecha o Rock in Rio com chave de ouro aos 83 anos; lenda da MPB
54 anos de carreira
Ney completou 54 anos de carreira este ano, um trabalho brilhante e desruptivo que começou em 1971, quando ele escandalizou o Brasil, em plena ditadura militar, aparecendo na TV e em shows dançando, requebrando e sensualizando quase sem roupa e com o rosto todo pintado.
Depois dos primeiros sucessos, Sangue Latino e O Vira, Ney chegou a ser intimidado pela censura da época, mas jamais se deixou dobrar. Continuou gravando e se apresentando do jeito livre que sempre quis.
Mas o grupo Secos & Molhados ficou pequeno para Ney e, com coragem e determinação, ele saiu da banda no auge do sucesso e se arriscou na carreira solo em 1975, com o disco Água do Céu-Pássaro. A melhor coisa que fez na vida.
De lá pra cá foi um sucesso atrás do outro. O mais curioso é que Ney fala com todos os públicos e continua arrebanhando fãs, inclusive mais jovens, como um estudante que viralizou em junho deste ano dançando Homem com H na escola, todo caracterizado de Ney Matogrosso.
E a vida dele foi eternizada no cinema, também neste ano. Homem com H virou sucesso de bilheteria e chegou ao Top 1 dos filmes mais vistos na NetFlix. Homenagem em vida, o que é mais legal ainda.
Amante da natureza e dos animais
Ney é um ser humano da melhor espécie. Simples, educado, acolhedor, tímido e com sorriso inesquecível, o artista é um apaixonado pela natureza e pelos animais.
Ele tem uma propriedade em Saquarema, na região da Mata Atlântica no Rio de Janeiro, onde mantém uma reserva ambiental desde os anos 1990, com todo o carinho e cuidado.
Quem acompanha Ney Matogrosso no Instagram, onde tem mais de 1,8 milhões de seguidores, pode ver vídeos da intimidade de Ney com flores, aves, borboletas, banhos de rio, o gatinho preto de estimação, e a exuberância da mata e do rio que passa no local. É o paraíso íntimo do Ney, uma pessoa adorável, que tive o prazer e honra de conhecer pessoalmente aqui em Brasília, em 2022.
Repercussão do vídeo nas redes
Nas redes, choveram aplausos ao vídeo do Ney falando sobre a liberdade.
“Que vídeo mais lindo! Viva Ney que nos emociona e nos liberta”, comentou a atriz Maria Padilha
“Ney Matogrosso foi importante no início. Ele é importante hoje. E será sempre uma lição de vida, de liberdade e de coragem. Viva Ney Matogrosso”, disse uma seguidora.
“O artista mais livre que conheço! Profundamente humano. A sua presença neste mundo é algo que devemos celebrar”, afirmou outra.
“Estou a cada dia mais encantada com a vida do Ney! “Homem com H” foi tão importante pra mim. O que era estranho na minha infância me acolheu agora aos 30. Feliz aniversário Ney, obrigada pela sua arte, pela sua coragem”, agradeceu outra.

Assista ao vídeo:
View this post on Instagram