Em férias, médicos brasileiros salvam passageiro em crise durante voo para a Espanha

Dois médicos brasileiros foram verdadeiros heróis e agiram rápido para salvar um passageiro no voo, que teve uma crise convulsiva a caminho da Europa.
O casal de médicos Gileno Júnior e Sarah Dantas é de Feira de Santana (BA). Eles viajavam de São Paulo (SP) para Madri, na Espanha, quando, de repente, ouviram gritos no fundo da aeronave e correram para ajudar.
Rapidamente, eles conseguiram estabilizar o homem, de 54 anos, sem causar tumulto no voo. Depois, receberam uma homenagem da companhia aérea Ibéria e a gratidão do passageiros que salvaram.
Como aconteceu
Os médicos são casados e estavam indo de férias para a Europa e África, na semana passada, quando aconteceu a emergência, em pleno voo. Enquanto Sarah avaliava o paciente, Gileno checava os equipamentos de emergência e medicação da aeronave.
“Checamos tudo, fizemos a avaliação e a medicação para tratar a crise convulsiva. Estabilizamos o paciente, fizemos medidas também a não farmacológicas para evitar paciente lateralizar, para evitar que o paciente bronco aspirasse”, contou o médico ao g1.
Eles também pediram que uma ambulância esperasse o paciernte no aeroporto de Madri para receber outros cuidados médicos. O homem convulsionou duas vezes, mas foi estabilizado pelo casal e, felizmente, não sofreu complicações graves.
Leia mais notícia boa
- Quem é a piloto de 23 anos que fez pouso de emergência em avião com Lívia Andrade a bordo
- Motoristas acendem faróis e ajudam avião a decolar com pessoa ferida durante apagão; vídeo
- Prefeita que é médica ajuda duas pessoas que passaram mal em avião; vídeo
Levado para o hospital
O voo estava a pouco mais de 2 horas de distância de Madri quando tudo aconteceu.
Quando pousou, os médicos brasileiros conversaram com a equipe médica espanhola, que levou o paciente para o hospital mais próximo.
O homem foi atendido e fez exames complementares para descobrir as causas da convulsão. Ele passa bem
Agradecimento da companhia aérea
A Ibéria festa uma nota de agradecimento aos médicos brasileiros.
“Estamos escrevendo para agradecer a sua cooperação durante o voo IB0268 em 12 de agosto de 2025. Suas ações e assistência foram muito importantes naquele momento e contribuíram para a tranquilidade de nossa tribulação, que nos solicitou que expressássemos sua gratidão pela assistência altruísta prestada”, disse a nota.
O passageiro, que foi atendido pelos médicos brasileiros também agradeceu pelo gesto solidário do casal.
Viagem que segue
Gileno ficou conhecido em 2022, quando ganhou R$ 300 mil no quadro “Quem Quer Ser Um Milionário?”, do programa Domingão do Huck, da TV Globo.
Ele e Sarah, que trabalham em um hospital particular da cidade de Alagoinhas, no interior da Bahia, tiraram merecidas férias.
Depois da Espanha, os dois vão visitar França, Tunísia, Itália e Suíça.
Eles retornam ao Brasil no final de agosto e certamente terão muita história para contar dessa viagem emocionante.
