Cientistas descobrem como melhorar o olfato, sem cirurgia

Esperança para pessoas que perderam a capacidade de sentir cheiros e odores. Cientistas descobriram como melhorar o olfato sem cirurgia e agora querem recuperar este, que é um dos cinco sentidos humanos.
O olfato foi melhorado usando ondas de rádio, revelou uma nova pesquisa feita por pesquisadores das universidades de Hanyang e Kwangwoon na Coreia do Sul.
Os resultados, publicados na revista APL Bioengineering, mostraram que o método, aplicado apenas uma vez e de forma indolor, ampliou o olfato dos participantes por mais de uma semana. “O método é completamente não invasivo — sem necessidade de cirurgia ou produtos químicos — e seguro, pois não superaquece a pele nem causa desconforto”, disse o autor do estudo, Professor Jang Yon-woong.
A pesquisa
Os tratamentos atuais geralmente usam “aromas” fortes ou medicamentos que podem causar desconforto nos pacientes e poucos são eficazes para quem perdeu o olfato, por lesão cerebral ou por covid-19.
O novo método para regenerar o olfato usa ondas de rádio para atingir diretamente a parte do cérebro responsável pelo sentido, sem causar dor.
Os pesquisadores descobriram isso ao melhorar o olfato em pessoas que sentem cheiro normalmente.
Leia mais notícia boa
- Cirurgia pioneira recupera paladar e olfato de pessoas que tiveram covid
- Homem volta a enxergar com terapia pioneira na Itália; outros 7 pacientes já fizeram
- Nova terapia faz pessoas cegas de 1 olho voltarem a enxergar com ajuda do outro saudável; incrível
A pesquisa
Os cientistas pediram a voluntários com olfato saudável que se sentassem enquanto uma pequena antena de rádio era colocada perto, sem tocar no corpo deles.
Por cinco minutos, a antena enviou suavemente ondas de rádio para atingir os nervos relacionados ao olfato nas profundezas do cérebro. E deu certo. A capacidade de sentir odores fracos, como álcool diluído ou aromas de frutas, aumentou.
“Este estudo representa a primeira vez que o olfato de uma pessoa foi aprimorado usando ondas de rádio sem qualquer contato físico ou produtos químicos, e a primeira tentativa de explorar a estimulação por radiofrequência como uma terapia potencial para condições neurológicas.”
Ajudar quem perdeu o olfato
Como o foco da pesquisa era em pessoas com olfato normal e elas tiveram o sentido aprimorado, os autores acreditam que o método poderia ajudar pacientes que não conseguem mais sentir cheiros.
O Dr. Jang quer fazer um novo estudo semelhante em pessoas com disfunção olfativa, como anosmia, perda completa do olfato, ou hiposmia, redução do olfato.
“Isso nos ajudará a determinar se o tratamento pode realmente beneficiar aqueles que mais precisam”, informou o GNN.

Brasileiro de 17 anos é contratado pela maior liga de beisebol do mundo
Plataforma brasileira de educação para autistas ganha prêmio nos Emirados Árabes
Brasileiro mostra marmita que esquenta sozinha, sem microondas, e custa 4 reais; vídeo
Cachorrinha resgatada com pelos emaranhados ganha tosa, fica linda e é adotada; viralizou
Filha encontra mãe biológica após 37 anos separadas
Mulher que morou nas ruas ganha na loteria e paga compras de estranhos em supermercado
Empresário bilionário compra condomínio de luxo para trabalhadores morarem
Remake de Dona Beja, novela sucesso da Manchete, tem data de estreia global na HBO Max
Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR