iPhone liga sozinho para emergência e salva vida de adolescente após acidente

A tecnologia que salva. O iPhone de uma adolescente liga sozinho para o serviço de emergência, depois que a jovem sofreu um grave acidente de carro e, graças a isso, ela está viva hoje.
A garota de 16 anos dormiu ao volante e destruiu o automóvel após bater contra dois postes e uma árvore. Por sorte, ela tinha ativado o recurso de detecção de colisão do iPhone 14 e o aparelho ligou na hora para o 190, dos Estados Unidos.
O telefone ficou conectado ao 190 por 22 minutos e a jovem Lindsay, que quebrou os dois fêmures, além de ossos da pélvis, quadris e região cervical da coluna, conseguiu ajudar os paramédicos a encontrarem onde ela estava presa sob o carro.
Abençoados por estar viva
O acidente foi em Greenville, na Pensilvânia (EUA), na semana passada. A mãe de Lindsay, Laura Leskovac não sabia que o iPhone da filha tinha o recurso de pedido de socorro, nem que ele estava ligado.
“A pessoa do corpo de bombeiros me disse que o 190 disse que o telefone iniciou a chamada, então eu investiguei mais a fundo para descobrir… E descobri que os iPhones […] têm um recurso de detecção automática de colisão, se você tiver a configuração ativada”, contou Laura à ABC 21 WFMJ.
“Somos muito abençoados por ela estar viva; é um milagre. Também somos abençoados por não haver paralisia [no corpo dela]”, agradeceu a mãe, Laura.
Leia mais notícia boa
- Com ajuda de iPhone, carro roubado é recuperado no Carnaval da Bahia
- Tecnologia ajuda homem com ELA a falar e cantar em tempo real
- Brasileiro tetraplégico internado há 25 anos volta a estudar com ajuda da tecnologia
Como ativar a detecção de colisão
Quem tem um iPhone 14, como o da Lindsay, ou mais recente, também pode ativar o sistema de detecção.
Basta ir ao menu de configurações, rolar para baixo até SOS de Emergência e ativar a Detecção de Colisão.
Nesse menu, você também pode selecionar qual número o seu telefone deve discar automaticamente, no caso do Brasil, o 190.
Em caso de viagem para fora do Brasil é possível adicionar o número de embaixada brasileira no país visitado.
A mãe de Lindsay disse que a filha tem um longo caminho a percorrer para se recuperar, mas ressaltou a importância de a filha ter ativado a tecnologia no celular, caso contrário uma tragédia teria acontecido.
