Aluno de colégio da PM salva idoso engasgado no CE e recebe homenagem

Um estudante de apenas 12 anos, do 2º Colégio da Polícia Militar do Ceará (PMCE), salvou a vida de um idoso de 66 anos que se engasgou com um pedaço de carne. Um herói!
O jovem, que estava passeando com a cadela pelo bairro Lagoa Seca, ouviu os pedidos desesperados de socorro e correu até o local. Lá, encontrou uma filha aflita tentando ajudar o pai. Com calma e rapidez, aplicou a manobra de Heimlich, aprendida nas aulas de primeiros socorros do colégio, e conseguiu desobstruir as vias respiratórias da vítima.
Minutos depois, uma viatura da Polícia Militar chegou para prestar apoio, mas o mais difícil já havia sido feito: o aluno tinha conseguido salvar uma vida. Na manhã seguinte, ele foi homenageado pela escola, em um gesto de reconhecimento pela atitude heroica.
No momento certo
O idoso de 66 anos estava comendo quando se engasgou com um pedaço de carne. Sem conseguir respirar, a situação rapidamente se tornou grave. Foi nesse momento que o adolescente percebeu o que acontecia e entrou em ação.
Graças ao que aprendeu no colégio, o menino aplicou corretamente a manobra de Heimlich, técnica usada para casos de engasgo. O idoso voltou a respirar normalmente e pôde se recuperar ainda no local, sem precisar ser levado ao hospital.
“Na hora fiquei eufórico porque era uma vida em perigo, mas depois veio a felicidade de poder ajudar e salvar uma pessoa”, contou o estudante.
Leia mais notícia boa:
- Menino superdotado de 9 anos faz faculdade e quer ser neurocirurgião para salvar crianças
- Jogador paga cirurgia de emergência e salva filha de jornalista com doença rara
- Sem saber nadar, mulher pula no lago com crocodilo para salvar menina de 11 anos
Além da escola
A direção do colégio destacou que todos os alunos passam por treinamentos de primeiros socorros já na adaptação escolar. A ideia é formar não apenas estudantes, mas cidadãos preparados para agir em situações de emergência.
“Ver que esse conhecimento ultrapassou os muros da escola e serviu para salvar uma vida é motivo de orgulho para todos nós”, disse o Tenente-Coronel Agra Filho, subcomandante do 2º CPM.
Na quarta-feira (17), o aluno foi recebido com aplausos por professores, colegas e pela direção do colégio.

“Doutora” de bichinhos de pelúcia costura e restaura memórias de crianças e famílias
Cacau Show dá kits de chocolate para garotinho que viralizou com ovo de Páscoa minúsculo
Homem vai ao casamento da mulher que ele salvou, em outro país
Escola inteira aprende língua de sinais para que aluno surdo nunca se sinta sozinho
Vídeo engraçado salvou padaria familiar quase falida; hoje tem fila de clientes na porta
Desconhecido tira o próprio o tênis, doa para corredor terminar maratona, e eles se reencontram; vídeo
Veja como tirar documentos digitais pelo celular, sem enfrentar filas, no Gov.br
Novidade no WhatsApp para evitar golpes: nome do usuário em vez do número do telefone
México copia o SUS do Brasil e anuncia sistema de saúde gratuito para todos