Só Notícia Boa
Comercial

Pedreiro realiza sonho e se forma em engenharia aos 61 anos; “muita gente ria de mim”

Monique de Carvalho
22 / 09 / 2025 às 09 : 30
Bento é pedreiro e se forma em engenharia após décadas de trabalho duro em Capim Grosso (BA). Agora ele quer ajudar pessoas carentes a terem a casa própria - Foto: arquivo pessoal
Bento é pedreiro e se forma em engenharia após décadas de trabalho duro em Capim Grosso (BA). Agora ele quer ajudar pessoas carentes a terem a casa própria - Foto: arquivo pessoal

Nunca é tarde para mudar de vida e o seu Bento de Jesus da Silva provou isso. Aos 61 anos, pedreiro, ele se forma em engenharia e disse que vai ajudar famílias carentes a terem a casa própria. Décadas trabalhando debaixo de sol forte, carregando cimento e tijolos valeram a pena.

Natural de Capim Grosso (BA), ele sempre sonhou em desenhar os projetos das construções que erguia com as próprias mãos. Mas, sem ter concluído os estudos na juventude, o caminho parecia impossível. Só que Bento persistiu. Retomou os estudos na vida adulta pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, com muita persistência, conquistou uma vaga para cursar a faculdade.

A vitória veio acompanhada de emoção. Entre lágrimas e aplausos, Bento ouviu o nome dele ser chamado no dia 29 de agosto e sentiu o peso da luta se transformar em orgulho. “Muita gente ria de mim quando eu dizia que seria engenheiro. Hoje, mostro que não era sonho à toa”, contou.

Comercial

Vida de desafios

A vida de Bento sempre foi de muito esforço. Durante o dia, trabalhava em obras para garantir o sustento da família; à noite, se dividia entre as aulas e livros. Muitas vezes, mal conseguia descansar. “Houve noites em que chorei de tanto cansaço, mas no outro dia estava firme de novo”, lembrou.

A perda da esposa, companheira de vida, quase o fez abandonar o sonho. Porém, encontrou forças no apoio do filho, da neta e de Nalva, a nova parceira, que o incentivou a continuar.

Mesmo nas fases mais difíceis, Bento mantinha um detalhe que contagiava colegas e professores: o sorriso no rosto e a esperança de que um dia seria chamado de engenheiro.

Leia mais notícia boa:

Ajudar outras pessoas

O dia da formatura foi de celebração.

Para quem sempre trabalhou erguendo casas, receber o diploma foi como construir a obra mais importante da vida.

Agora, com o título em mãos, Bento sabe bem o que quer no futuro.

Ele sonha em abrir uma empresa própria e usar a experiência que tem para transformar a vida de outras pessoas.

“Sei como é difícil quando não temos condições. Quero ajudar famílias que sonham com sua casa própria, assim como ajudei tantas vezes, mas agora como engenheiro”, afirmou ao Correio.

Bento é pedreiro e se forma em engenharia após décadas de trabalho duro. Ele comemorou o diploma. - Foto: arquivo pessoal
Bento é pedreiro e se forma em engenharia após décadas de trabalho duro. Ele comemorou o diploma. – Foto: arquivo pessoal
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial