Só Notícia Boa
Comercial

Milton Nascimento recebe mensagens de carinho de artistas após diagnóstico de demência

Rinaldo de Oliveira
03 / 10 / 2025 às 08 : 25
O filho, Augusto, contou que Milton Nascimento foi diagnosticado com Demência e eles receberam uma chuva de mensagens de carinho de amigos, artistas e fãs consternados com a notícia. - Fotos: reprodução/Instagram
O filho, Augusto, contou que Milton Nascimento foi diagnosticado com Demência e eles receberam uma chuva de mensagens de carinho de amigos, artistas e fãs consternados com a notícia. - Fotos: reprodução/Instagram

Ninguém merece passar por isso, ainda mais um ser iluminado, talentoso e querido como Milton Nascimento, diagnosticado com Demência. O criador de Travessia, Maria Maria, Cálice, Clube da Esquina, Canção da América, O Que Será, e Caçador de Mim – entre tantos outros sucessos – se tornou um dos maiores ícones da história da MPB, com letras profundas, musicalidade incrível e voz de anjo, que agora vem se calando aos poucos, infelizmente.

O filho dele, Augusto Nascimento, foi quem contou nas redes a notícia triste sobre o pai, que completa 83 anos no próximo dia 26 de outubro. Imediatamente a família começou a receber milhares de mensagens de carinho e pesar de artistas, fãs e amigos, todos perplexos e consternados. E o filho disse como tem sido os dias deles:

“Tem sido uma batalha diária, uma dor intensa e um vazio enorme no peito, pois, de alguma forma, o meu melhor amigo está me deixando aos poucos. Em alguns momentos, enquanto assisto televisão com ele, em meio ao silêncio, ele puxa e segura a minha mão… acho que essas têm sido as maneiras dele me dizer o que em alguns momentos ele não vem conseguindo expressar através das palavras”, contou o filho no Instagram.

Comercial

Como foi descoberta a demência

Augusto, que foi adotado por Milton quando ainda era pequeno, contou que os sinais da doença degenerativa começaram a aparecer em 2024. “No ano passado, comecei a notar alguns comportamentos diferentes do meu pai, mas nada que fosse alarmante. Com o tempo, as alterações foram se acentuando. O Parkinson, diagnosticado em 2022, avançando, e as pequenas atividades do dia a dia sofrendo impacto.

Este ano, logo após o Dia dos Pais, em agosto, Milton teve desidratação e precisou ser internado. Estava com dificuldade para se hidratar e se alimentar. Eram os primeiros sinais da doença que destrói a memória das pessoas.

“Dali para frente, entramos em uma montanha russa, e absolutamente tudo mudou de forma extremamente rápida: veio, então, o duro diagnóstico de demência. Nossos diálogos, desde então, têm sido, em sua maioria, silenciosos ou um pouco confusos. Meu pai me chama e tenta falar comigo, mas nem sempre consegue se expressar”, escreveu Augusto Nascimento.

Leia mais sobre Milton Nascimento

A última viagem dos dois juntos

Augusto contou que pouco antes do diagnóstico fez uma viagem linda com o pai e sentiu que seria a última, de tantas que fizeram ao longo da vida.

“Em maio, decidi fazer uma viagem de motorhome com ele. Rodamos aproximadamente 4.000 km, eu dirigia com ele sempre ao meu lado de copiloto e escolhendo as músicas – tal qual sempre fizemos em nossas boas viagens pelo mundo. De alguma forma, eu sabia que aquela viagem seria uma despedida desses momentos”.

Hoje, o filho aproveita cada minuto com o pai: “Venho tentando retribuir todo o bem, o amor, cuidado e carinho, dando o máximo de dignidade e conforto que ele pode e merece ter nesse momento. Desde o momento em que o universo nos colocou um no caminho do outro, somos inseparáveis e invencíveis, e seguiremos assim enquanto estivermos juntos nessa vida. Peço respeito e compaixão de todos nesse momento tão delicado. Eu te amo e sempre amarei, paizinho.”, concluiu.

Mensagens de carinho de artistas

Imediatamente após a publicação que chorou o Brasil, Augusto e Milton começaram a receber milhares de mensagens de apoio, carinho e homenagens.

“Sinto imensamente. Amo Milton como minha família. Ele é a voz mais poderosa e bela do universo e é o compositor que nos representa pela beleza e profundidade poética e melódica de sua música e também pelas lutas pela democracia, pela igualdade, contra o autoritarismo e muito mais. Mande um enorme beijo para ele e diga que eu o amo. Vou sempre celebrar a vida desse imenso artista. Se eu puder ajudar em algo estou a disposição”, escreveu Daniela Mercury.

““É lá se vai mais um dia..”Porque é em movimentos crepusculares que vivemos, meu amigo. Perceber o esvair do tempo é consciência que alivia, mas também oprime. Desfrute de cada minuto ao lado dele. Para que se impregne nas vivências o amor que tem o dom de eternizar nossas efemeridades”, disse o Padre Fábio de Melo.

“Queridos @augustoknascimento e @miltonbitucanascimento vocês estão rodeados de boas energias e amor. Contem sempre comigo. O filho lindo cuida do pai”, escreveu o apresentador Serginho Groisman

“Augusto… vc é um anjo na vida do Bituca… e na nossa tb… porque amamos Milton e seu eterno Re-Nascimento dentro de cada um de nós quando escutamos sua voz que carrega toda a poesia do mundo. Obrigado por esse amor gigante!”, disse o cantor e compositor Paulinho Moska.

“Amamos vocês Augustinho. Seguimos meu amigo, pro que for e pro que precisar”, escreveu o cantor Samuel Rosa.

“O tamanho do meu amor por vocês é imensurável”, comentou a cantora Maria Gadu.

“Querido Augusto, receba nosso abraço e energia positiva!! Bituca é anjo!!”, disse o cantor Rogério Flausino

“Muita luz e amor pro nosso mestre amado”, escreveu o ator Gabriel Leone.

“Todo meu amor e carinho pra vcs”, disse a atriz Patrícia Pilar.

E a gente, aqui do Só Notícia Boa, com o coração apertado, torce para que a ciência encontre logo a cura para essa doença ingrata e cruel que apaga a memória de pessoas que criaram tantas coisas lindas nessa vida, como Milton. Força, Augusto e Bituca.

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial