Namíbia faz história: o 1º país liderado apenas por mulheres nos cargos fortes do governo

Imagina uma nação que tem mulheres nos principais cargos do governo? Sim, a Namíbia, na África, fez história e se tornou o primeiro país liderado apenas por mulheres nos grandes postos: a presidente, a vice-presidente e a presidente da Câmara agora decidem os rumos do país. E ainda tem as ministras.
A presidente chama-se Netumbo Nandi-Ndaitwah, a Vice-Presidente é Lucia Witbooi e a Presidente da Assembleia Nacional é Saara Kuugongelwa-Amadhila. Tudo começou quando Nandi-Ndaitwah tomou posse como a primeira mulher presidente em 21 de março, um marco significativo para o país.
Ela era vice-presidente e assumiu o cargo em fevereiro de 2024, após o falecimento do ex-presidente Hage Geingob. Ao lado dela, Lucia Witbooi se tornou a segunda vice-presidente do país. Já Saara Kuugongelwa-Amadhila é a primeira mulher a ocupar o cargo de Presidente do Parlamento.
60% dos ministros são mulheres
Longe da misoginia (preconceito contra mulheres), a liderança feminina marca um novo capítulo para a Namíbia e a mudança vai além da presidência.
Dos 14 ministros nomeados por Nandi-Ndaitwah, mais de 60% são mulheres, ocupando cargos-chave em finanças, relações exteriores, saúde, educação e igualdade de gênero.
Esta é a primeira vez que o gabinete da Namíbia tem maioria feminina e isso é histórico e elas terão muito trabalho pela frente para levantar a nação, cheia de pobreza, desemprego e conflitos.
Leia mais notícia boa
- Três brasileiras entram na lista das mulheres mais poderosas do mundo, da Fortune; veja quem são
- 20 Mulheres brasileiras que nos enchem de orgulho e esperança; obrigado meninas!
- Mulheres 50+ dão susto no etarismo; estão lindas, fortes e empoderadas
A Namíbia
A Namíbia é um país pobre do sudoeste da África que, atualmente, enfrenta problemas como conflitos fronteiriços com o Botsuana e disputas sobre refugiados angolanos.
Também enfrenta desemprego, pobreza, corrupção e a seca.
O desemprego é especialmente alto entre os jovens, e a pobreza afeta uma parte significativa da população, com desigualdades sociais e raciais persistentes.
Deserto e fauna
Lá existe o Deserto do Namibe, ao longo da costa do Oceano Atlântico.
O país tem uma fauna diversificada, que inclui uma população significativa de guepardos.
A capital, Windhoek, e a cidade costeira de Swakopmund têm construções da era colonial alemã como a Igreja de Cristo de Windhoek, construída em 1907.
No norte, o deserto de sal do Parque Nacional Etosha tem animais de grande porte, incluindo rinocerontes e girafas.

