Só Notícia Boa
Comercial

Idoso desaparecido em trilha por 3 semanas é encontrado com vida: “teve muita sorte”

Rinaldo de Oliveira
20 / 01 / 2026 às 10 : 18
A polícia disse que o idoso desaparecido numa trilha na Austrália por 3 semanas tem "muita sorte" de estar vivo. Ele se refugiou numa cabana. - Foto: polícia Nova Zelândia
A polícia disse que o idoso desaparecido numa trilha na Austrália por 3 semanas tem "muita sorte" de estar vivo. Ele se refugiou numa cabana. - Foto: polícia Nova Zelândia

Final feliz, depois de um grande susto. Um idoso desaparecido numa trilha num parque foi encontrado vivo após 3 semanas de buscas e desespero da família.

Graham Garnett saiu para a aventura sozinho no Parque Nacional de Kahurangi, na Nova Zelândia, no dia 30 de dezembro e não conseguiu voltar. As equipes de socorro procuraram por ele esse tempo todo na área, que é bastante acidentada. Sem êxito, chegaram a suspender as buscas.

Mas 3 dias depois, na última sexta, 16, trabalhadores da construção civil encontraram Garnett vivo dentro de uma cabana onde ele se refugiou. Ele foi levado de helicóptero para o hospital e já se reuniu com sua família, que agradeceu muito o apoio que tiveram das equipes de busca e dos trabalhadores que encontram o idoso

Comercial

Por que se perdeu

Garnett contou que a neblina e as condições climáticas adversas o desorientaram. Ele acredita que entrou numa curva errada e se desviou do caminho.

Perdido e andando sem rumo para encontrar a saída, ele sofreu ferimentos e foi seguindo riachos e cristas de montanhas.

Até que encontrou um rio que o levou ao Refúgio Vênus, um abrigo remoto dentro do parque, onde chegou um ou dois dias antes de ser encontrado.

Leia mais notícia boa

Dezenas de pessoas nas buscas

Equipes de busca tentaram encontrar o idoso desaparecido na trilha com helicópteros, gente especializada, tecnologia de radar. Foram dezenas de pessoas em terra, nos rios e no ar.

Nesse período, Garnett estava em movimento em busca da saída, o que pode ter dificultado o resgate.

Felizmente, na última sexta à tarde, trabalhadores da construção civil que atuavam na região encontraram Garnett vivo dentro da cabana e o resgataram.

Gratidão da família

A família agradeceu a todos que tentaram localizar o idoso.

“Gostaríamos de reconhecer o tempo e o esforço dedicados pela Polícia da Nova Zelândia e pela Equipe de Busca e Resgate Terrestre, incluindo os socorristas em terra, nos rios e no ar”, disse a família em um comunicado.

“Também somos profundamente gratos àqueles que se juntaram às duas buscas particulares. Seu profissionalismo, compaixão e conhecimento foram exemplares. Àqueles que nos ajudaram em campo, fornecendo rádios, refeições liofilizadas e equipamentos e habilidades especializadas para buscas, somos verdadeiramente gratos.”

Teve muita sorte

A polícia elogiou a resiliência e a determinação de Garnett e disse que ele sorte de sobreviver por tanto tempo, em condições tão adversas.

“Este é um resultado incrível. Estamos muito felizes por Graham e seus entes queridos”, disse o sargento Jonny Evans, em comunicado da Polícia de Nelson, Marlborough e da Costa Oeste.

“Obviamente, ele passou por um grande sofrimento e todos os envolvidos nas buscas estão muito felizes em saber que Graham foi encontrado com vida.”

O Parque Nacional de Kahurangi, na Ilha Sul da Nova Zelândia, tem 5.193 km² de montanhas, rios e desfiladeiros.

“Ele tem muita sorte de estar vivo”, concluiu a polícia.

A polícia disse que o idoso desaparecido durante 3 semanas numa trilha na Austrália tem "muita sorte" de estar vivo. Se refugiou numa cabana. - Foto: polícia Nova Zelândia
A polícia disse que o idoso desaparecido numa trilha na Austrália tem “muita sorte” de estar vivo. Se refugiou numa cabana. – Foto: polícia Nova Zelândia
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial
Idoso desaparecido em trilha por 3 semanas é encontrado com vida: “teve muita sorte” | Só Notícia Boa