Cachorro fica 32h na mata e protege idoso desaparecido

Esse é companheiro de verdade! Um cachorro ficou 32 horas em uma mata, ajudando a proteger um idoso com Alzheimer, de 72 anos, que se perdeu de casa. O homem foi encontrado com vida após buscas feitas por moradores da região.
O senhor havia saído de casa para uma atividade simples e não retornou. A demora acionou uma mobilização informal entre vizinhos e amigos, que passaram a procurar em áreas rurais próximas.
E durante todo o período em que o idoso esteve perdido, o cachorro permaneceu ao lado dele e acabou sendo decisivo para indicar o local onde ambos estavam.
Querido de todos
O animal, chamado Max, é um vira-lata de pelos brancos que costuma circular livremente pelas propriedades da região, em Nova Campina, no interior de São Paulo. Segundo o tutor, Luiz Carlos Santos, o cachorro é conhecido como um “aumigo” da vizinhança e mantém contato frequente com moradores próximos.
A chácara de Luiz Carlos fica em frente à casa de Edson Pires, o idoso desaparecido. Por ficar solto no terreno, Max costuma passar debaixo do portão e visitar outras casas, inclusive a de Edson, onde recebia cuidado e alimentação.
“Meu cachorro também era cuidado e alimentado por ele. Então, o Max o acompanhava com frequência”, contou Luiz Carlos ao G1.
Leia mais notícia boa:
- Billy, o cachorro que usa o próprio corpo para proteger menino cego, emociona o Brasil; vídeo
- Cachorro vítima de maus-tratos vence a paralisia, corre pela primeira vez e vídeo emociona
- Billy, o cachorro que usa o próprio corpo para proteger menino cego, emociona o Brasil; vídeo
Cuidando do idoso
Esta não foi a primeira vez que Max acompanhou Edson em um deslocamento fora de casa. Em um episódio anterior, o idoso foi encontrado no mesmo dia em uma floresta de eucaliptos, a cerca de quatro quilômetros da chácara onde mora.
Na ocasião, o retorno também aconteceu com a ajuda do cachorro, que permaneceu ao lado do idoso até que ele fosse localizado. A diferença, desta vez, foi o tempo prolongado fora de casa.
Segundo o tutor, Max nunca havia ficado tanto tempo longe. Foram 32 horas na mata, sob chuva e temperaturas baixas.
O resgate
Durante as buscas, o grupo ouviu latidos finos vindos de uma estradinha na mata. Segundo a cuidadora, o som chamou a atenção dos moradores que estavam na região.
“Quando entraram em uma estradinha, ouviram o Max dar três gritos bem finos. Meu vizinho chamou e, mesmo sem forças, ele veio correndo na hora”, contou.
O local era considerado perigoso, com muitos espinhos e uma cratera próxima. Para chegar até o idoso, o grupo precisou roçar a vegetação e avançar aos poucos. Segundo Célia, Edson estava sem camiseta, debilitado e exposto à chuva durante a noite inteira. Ele apresentava sangramentos e vários ferimentos pelo corpo.
Cuidados médicos
Após o resgate, ele foi levado ao hospital de Nova Campina, onde recebeu soro e vacinas contra tétano e raiva. O estado de saúde é considerado estável, e a recuperação acontece em casa.
O cachorro também recebeu cuidados. Apesar da falta de água e comida durante o período na mata, Max está andando e se alimentando normalmente. Ele precisou tomar remédio para bernes, mas passa bem.
Para a cuidadora, o tempo foi um fator decisivo no desfecho do caso. A avaliação é de que o resgate ocorreu no limite seguro.
“Se demorasse mais um pouco, ele morreria”, afirmou. “Estamos muito cansados, mas o mais importante é que ele está bem.”

Outback vai realizar sonhos de crianças com doenças graves com vendas da cebola gigante
Rapper que viveu em abrigo pagou em silêncio aluguel de todos os vizinhos do prédio onde foi criado
Delegada adota menina que socorreu de situação de perigo em 2023
Jovem faz buzinaço para comemorar última quimio e recebe muito carinho nas ruas; vídeo
Filho de 12 anos assume volante e salva mãe que desmaiou dirigindo; vídeo
Mergulhadores resgatam arraia presa em linha de pesca e ela “agradece”
Oscar 2026: academia divulga lista e Brasil concorre em 4 categorias com O Agente Secreto
Governo anuncia fim da cobrança de roaming para viagens entre países do Mercosul
Uber moto inova com cobertura contra chuva, para clientes não se molharem, e viraliza, vídeo
Mini gari ganha uniforme e vai ajudar coletores; vídeo
Após 70 anos junto, casal realiza o sonho de se casar