Só Notícia Boa
Comercial

Dona Beja da HBO é mais atrevida e defende direitos das mulheres e minorias; assista

Rinaldo de Oliveira
04 / 02 / 2026 às 12 : 06
Dona Beja, da HBO, com Grazi Massafera, conta a história de uma brasileira que, em pleno século 19, defende direitos das mulheres e minorias. - Foto: divulgação/HBO Max
Dona Beja, da HBO, com Grazi Massafera, conta a história de uma brasileira que, em pleno século 19, defende direitos das mulheres e minorias. - Foto: divulgação/HBO Max

O remake de Dona Beja, novela brasileira inspirada na trama exibida pela extinta TV Manchete nos anos 1980, começou a ser exibido esta semana no canal HBO Max e é de tirar o fôlego. Nos primeiros cinco capítulos disponíveis, Grazi Massafera mostra, além da beleza física e da sensualidade da personagem, uma Dona Beja atrevida, que em pleno século 19 defende direitos das mulheres, dos negros e de uma jovem trans, que salvou de ser queimada na fogueira.

1815 era época do domínio da coroa portuguesa no Brasil, em que o machismo imperava fortemente e homens difamavam mulheres consideradas infiéis e as agrediam fisicamente em praça pública. Elas não tinham voz, a palavra do homem era a que valia e todos compravam e repetiam.

E a bela Beja – Ana Jacinta como se chamava – é uma adolescente pobre e virgem que estava noiva quando foi raptada por um ouvidor do rei Dom João VI. Mesmo sem ter feito nada, ela vira mulher desonrada na cidade, é execrada em Araxá (MG) e volta anos depois rica, linda, poderosa e pronta para se vingar.

Comercial

História real

O ouvidor aprisiona Beja na mansão dele em Paracatu e força a jovem a ser sua amante. Rejeitado, ele tenta conquistar o amor da jovem a qualquer custo. Paga aulas de boas maneiras da Coroa Portuguesa, dá uma vida de luxo e riquezas e Ana Jacinta aprende a ler. Depois que ela cede ao abusador, e ele consegue o que queria, o ouvidor simplesmente a abandona.

Revoltada, ela denuncia ao imperador Dom João VI que o ouvidor desviava ouro retirado do Brasil, em vez de mandar para a Coroa. Ele é transferido para o Rio de Janeiro.

Livre, rica e poderosa, Beja volta para Araxá, monta o próprio bordel, a Chácara do Jatobá, e vira amante de vários homens casados da elite da cidade, para se vingar das mulheres que a julgaram, mentiram e humilharam no passado e fizeram com que perdesse o noivo Antonio, o grande amor da vida dela.

Leia mais notícia boa

Dona Beja x Dona Beija

Grazi Massafera traz uma dona Beja diferente da interpretada por Maitê Proença, na Dona Beija da TV Manchete, em 1986.

Maitê emprestava mais leveza e sensualidade à personagem, com um tom de poesia. Já Grazi traz uma dona Beja mais empoderada, valente, sem perder a sensualidade.

Grazi, inclusive, postou uma foto no Instagram ao lado de Maitê Proença, que hoje tem 66 anos, a quem pediu a benção para a nova versão de Beja. Veja o que ela escreveu na legenda da foto:

“Desde que comecei ‘Dona Beja’, todo mundo me pergunta a mesma coisa: ‘Você assistiu Maitê? Ela te inspirou?’. Eu tenho dado sempre a mesma resposta: que Maitê é um ícone, que me resta homenageá-la e que venho me dedicando muito a uma nova versão de Ana Jacinta”, e continuou:

“Sempre digo também que eu evito e desconsidero as incansáveis comparações entre mulheres porque, afinal, somos únicas. Maitê é uma atriz que ocupou lugares incríveis. […] Maitê me inspira não apenas por ‘Beja’, mas porque sei que também sou possível porque mulheres como ela vieram antes”, escreveu Grazi.

Cenas sensuais

A novela que fez a Manchete bater recordes de audiência na época, era forrada de sensualidade e agora em 2026 não será diferente.

Já no primeiro capítulo, Dona Beja mostra a cena antológica do nu frontal de Ana Jacinta deitada numa pedra da cachoeira. Um trabalho artístico, gravado com delicadeza, à distância, e sem apelar.

Lembrando que teve outra cena antológica na Dona Beija da Manchete: a personagem cavalgando nua no seu cavalo branco.

Vamos aguardar para ver como será esse momento da personagem na Dona Beja da HBO.

Cinco capítulos por semana

A série da HBO foi gravada em 2024 e começou a ser exibida esta semana.

Dona Beja terá 40 capítulos.

A cada segunda-feira a HBO Max vai liberar outros 5 novos episódios.

Veja Grazi e Maitê juntas:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Grazi Massafera (@massafera)

Veja os primeiros cinco minutos do primeiro capítulo de Dona Beja na HBO:

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial
Dona Beja da HBO é mais atrevida e defende direitos das mulheres e minorias; assista | Só Notícia Boa