Autista, filha de doméstica e pai analfabeto, é aprovada em Medicina: “quebra de ciclo histórico”

Veja como é importante ter oportunidade e acesso à educação. Esta estudante autista, filha de uma doméstica e pai analfabeto, foi aprovada em Medicina na federal e, daqui a alguns anos, será uma nova médica brasileira.
Sara Araújo é do Ceará e foi aprovada na Universidade Federal do Ceará. Ela disse que essa vitória é uma quebra de ciclo histórico na família:
“Eu sou a exceção. A educação de verdade é quando tudo isso vira regra. Eu venho de uma família em que a universidade sempre foi algo muito distante. Minha mãe é empregada doméstica, meu pai é analfabeto. Chegar à Medicina representa a quebra de um ciclo histórico de desigualdade social e mostra como a educação pode reposicionar trajetórias”, contou Sara Araújo.
Dificuldades por ser autista
Não bastassem as barreiras sociais e econômicas, Sara falou das dificuldades que precisou superar por causa do autismo.
“Eu sou uma pessoa autista. O autismo traz prejuízos reais na vida de quem tem. Tenho dificuldades na interação social, sobrecarga sensorial e desgaste emocional. Esses desafios existem e precisam ser reconhecidos”, afirmou ao Jornal Jangadeiro.
A jovem se preparou durante dois anos no cursinho e enfrentou uma rotina intensa de estudos.
Leia mais notícia boa de aprovados na universidade
- Filha conta para pai em bar que foi aprovada em 1º lugar em Medicina e todos choram; vídeo
- Jovem que trabalhava na roça é aprovado em Medicina na UFT
- Filho de mãe solo analfabeta é aprovado em Direito; estudava com livros de doações
- Filho de baiana de acarajé é aprovado em Medicina na USP e UFBA
Vídeo viralizou
O vídeo em que Sara vibra com os pais ao receber a notícia boa da aprovação na universidade viralizou nas redes sociais este mês.
Ela acredita que isso aconteceu porque não é comum pessoas pobre e com deficiência chegarem onde ela chegou
“Eu não imaginava que alcançaria tantas pessoas. Talvez tenha tocado porque ainda é raro ver pessoas pobres e com deficiência ocupando esses espaços. Hoje chama atenção porque é exceção, e não deveria ser.”
No perfil que tem no Instagram @atipicamentesara, Sara compartilha a rotina de estudos dela e a vivência como estudante neurodivergente e de baixa renda.
A ideia dela é incentivar outras pessoas a não desistirem dos seus sonhos.
Assista ao vídeo da jovem autista filha de empregada aprovada em Medicina na federal:
@atipicamentesara Brasil, chegou a vez de ouvir as Marias, Mahins, Marielles, malês! #aprovação #med ♬ História para ninar gente grande Mangueira – estudante atipica

Reeleito, Lula anuncia mudanças na educação, tecnologia e saúde; veja as promessas
Lula é tetra! Presidente é eleito pela 4ª vez e faz história com virada sobre Flávio Bolsonaro
STF prorroga votação até as 19h em todo o Brasil após denúncias de falta de ônibus
Idosos dão show de democracia e comparecem para votar mesmo com dificuldades; video
Mega-Sena acumula de novo e vai pagar R$ 300 milhões; sorteio será nesta segunda-feira
Queda da abstenção no 2º turno: mais brasileiros comparecem para votar no exterior
Veja como votar com o e-Título e consultar o local de votação antes de sair de casa
Flávio faz ataque capacitista a Lula no debate da Globo e é obrigado a se desculpar em público: vídeo
Policial arrisca a vida e salva menina de 4 anos pendurada em fios elétricos após queda; vídeo
Estratégia de Janones que fez Lula crescer pode ser copiada pela esquerda no mundo
Anvisa aprova novo medicamento contra câncer de pulmão avançado: age diretamente nas células doentes
Filme “Minha Melhor Amiga” ultrapassa “Ainda Estou Aqui” e bate recorde de público