SUS terá transplante de membrana para cicatrizar feridas provocadas por diabetes; confirmado

Mais uma novidade na saúde pública do Brasil. O SUS terá transplante da membrana amniótica para tratamento de diabetes e problemas oculares como glaucoma, queimaduras nos olhos, inflamações, perfurações e úlceras da córnea.
O Ministério da Saúde informou que a tecnologia passa a ser indicada para transplantes relacionados a feridas crônicas, pé diabético e alterações oculares.
A expectativa é atender por ano mais de 860 mil pacientes que convivem com esses problemas de saúde.
O que é membrana amniótica
A membrana amniótica é um tecido coletado durante o parto e utilizado na medicina regenerativa.
Ela tem ação anti-inflamatória e cicatrizante e ajuda a reduzir complicações no tratamento de diversas doenças.
No caso do pé diabético, a tecnologia possibilita uma cicatrização até duas vezes mais rápida das feridas em comparação com os curativos existentes no mercado. No SUS, ela já é utilizada no tratamento de queimaduras extensas desde 2025.
Leia mais notícia boa sobre saúde
- SUS agora terá imunoterapia contra o câncer: Lei sancionada pelo governo
- Vacina contra bronquite é aprovada pela Anvisa; a partir de 18 anos
- Doença do beijo: nova descoberta de cientistas pode levar à produção de vacina
Inflamações oculares
Já nos casos de alterações oculares, como pálpebras, glândulas lacrimais e cílios, a membrana ajuda na cicatrização de feridas.
Especialistas recomendam também para reduzir a dor dos pacientes.
“O novo curativo biológico também contribui para a redução do risco de novas lesões e melhora a qualidade da visão, sendo uma opção eficaz, principalmente para casos mais graves ou que não respondem bem aos tratamentos convencionais, como glaucoma, queimaduras oculares, inflamações, perfurações e úlceras da córnea”, disse em nota o Ministério da Saúde.

Ranking dos 100 melhores restaurantes do Brasil tem SP em primeiro; veja o top 10
Aluna da EJA tira 10 na prova e comemora: “Posso mandar para o meu neto?”; vídeo
Consultor acha e devolve dinheiro perdido por pedreiro: era para pagar pensão da filha
“Feito Pipa”, com Lázaro Ramos, avança na disputa para representar Brasil no Oscar 2027; vídeo
Idosa faz cachecóis à mão e sai pelas ruas para dar de presente a garis; vídeo
Bebê que recebeu transplante de fígado do próprio pai tem alta da UTI em São Paulo; vídeo
Semana do Cinema terá ingressos a R$ 10 em todo o Brasil nesta quinta; veja os cinemas
Apple lança iPhone Duo, o primeiro dobrável da história: aberto parece um iPad
Mãe de três filhos da Cidade de Deus se forma na UERJ aos 45 anos e conta história em livro
Aos 76 anos, Stevie Wonder anuncia turnê 2026 e vai percorrer vários países